TRÊS LAGOAS
Para celebrar aniversário, Três Lagoas terá desfile e campeonato de fanfarras
Desfile cívico começará às 8h na área central da NOB (Noroeste do Brasil), na Rua Esplanada
15/06/2024
07:20
MYLENA FRAIHA
Militar desfila em comemoração ao aniversário de 108 anos de Três Lagoas, celebrado no ano passado (Foto: Divulgação)
Neste sábado (15), a população de Três Lagoas, localizada a 327 quilômetros de Campo Grande, comemorará os 109 anos da cidade com um desfile cívico e apresentações de fanfarras. A programação festiva, organizada pela Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), celebra a história e os encantos da "Cidade das Águas".
O desfile cívico começará às 8h na área central da NOB (Noroeste do Brasil), na Rua Esplanada, no bairro Santos Dumont. Com o tema "Três Lagoas 109 Anos - Cidade das Águas: seus encantos, cultura e turismo", o evento promete destacar a riqueza cultural e turística da cidade.
Uma das atrações principais será a Banda de Música do CMO (Comando Militar do Oeste), responsável pela abertura das festividades de Emancipação Política e Administrativa. Além da participação das forças policiais, cerca de 40 escolas de Mato Grosso do Sul estarão representadas no desfile, demonstrando o espírito comunitário e o engajamento educacional da região.
A comemoração dos 109 anos de Três Lagoas também inclui o V Festival de Bandas e Fanfarras, que acontecerá nesta sexta-feira (14). O evento será realizado na Esplanada da NOB, a partir das 19h, reunindo quase 800 integrantes de bandas provenientes de 10 cidades do Mato Grosso do Sul, totalizando 13 bandas.
Três Lagoas - Conhecida como "Cidade das Águas" ou "Capital Mundial da Celulose", Três Lagoas comemora nesta quinta-feira (15) seus 108 anos de emancipação político-administrativa. O município fica na região leste de Mato Grosso do Sul, e faz divisa com Castilho, em São Paulo.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 125.137 mil habitantes, a terceira mais populosa do Estado.
A região do município tem seus registros históricos datados por volta de 1830, com o início da exploração da terra pelos primeiros posseiros, Januário Jose de Souza, Inácio Furtado, Januário Garcia Leal, Francisco Lopes, Gabriel Lopes, José Lopes e Antonio Gonçalves Barbosa, que devido à Guerra da Tríplice Aliança, conhecida como Guerra do Paraguai, precisaram recuar e com o fim da guerra se dirigiram para Vacaria.
Em 1870, o mineiro Antônio Trajano dos Santos chegou à região e estabeleceu moradia em Santana do Parnaíba, e em 1887, transferiu-se para região de Três Lagoas, nomeou a região como Fazenda das Alagoas e estabeleceu sua primeira residencia à margem da maior das lagoas. O fazendeiro atraiu mais pessoas, que se estabeleceram ao redor da propriedade, contribuindo para o povoamento da região.
Para comemorar o aniversário da cidade, a programação vai até o domingo (18). Hoje, acontecerá o tradicional desfile cívico, com cerca de 100 instituições, às 15h, na Praça Ramez Tebet. No sábado e domingo, acontecerá o 11° Encontro de Carros Antigos no Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tarifaço: delegações do Brasil e dos EUA iniciam negociações na Malásia após encontro entre Trump e Lula
Leia Mais
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro presidente octogenário em exercício no Brasil
Leia Mais
Empresas da Rota Bioceânica vão construir novo plenário da Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Lia Nogueira acompanha governador Eduardo Riedel em entregas e lançamentos de obras em Dourados
Municípios