Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Senador Nelsinho Trad é o porta-voz do agronegócio no Senado Federal

Comprometido com a sustentabilidade do setor, senador propõe diálogo produtivo para superar a crise diante dos desafios climáticos enfrentados e se tornou interlocutor entre produtores e governo federal

14/03/2024

18:45

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Em resposta aos desafios enfrentados pelo agronegócio devido às mudanças climáticas, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se tornou o porta-voz de Mato Grosso do Sul e tem se destacado como mediador entre os produtores rurais e o governo federal. Diante das significativas quedas de produção, o parlamentar enfatizou a importância de soluções imediatas e sustentáveis no Plenário do Senado Federal. "Os desafios impostos pelas mudanças climáticas ao nosso agronegócio não apenas afetam a economia, mas colocam em risco a segurança alimentar do país", destacou o senador Nelsinho Trad.

Com quedas de até 50% na produção de soja em algumas regiões do Mato Grosso do Sul, o parlamentar pede alternativas e medidas de apoio ao setor, além de linhas de crédito mais flexíveis até investimentos em tecnologias agrícolas sustentáveis. "Já estamos em conversas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras entidades relevantes para formular uma resposta rápida e eficaz. O agronegócio é o coração da economia brasileira. Enfrentar esses desafios não é uma opção, mas uma necessidade urgente", defendeu.

Em reunião recente promovida pelo parlamentar sul-mato-grossense com o setor produtivo e o Governo de MS, o ministro da agricultura, Carlos Fávaro (PSD/MT) anunciou medidas para os próximos dias.

São elas:

1.            Linha Emergencial para Capital de Giro: vai  proporcionar alívio imediato aos produtores de soja, milho, pecuária de corte e bovina duramente afetados. Essa linha de crédito ampla, disponível em reais e dólar, foi desenhada para ser flexível, permitindo acesso tanto para produtores quanto para fornecedores, parceiros de insumo, e revendas. O capital pode ser usado para a compra de insumos, entre outras necessidades, com uma carência de dois anos antes do início do pagamento. 

2.            Prorrogação das Parcelas de Investimentos: foi anunciada a prorrogação das parcelas de investimento em setores-chave como soja, milho, pecuária e leite. A prorrogação, com pagamento de juros em 2024 e a diluição das prestações de 2024 nos anos subsequentes, visa a facilitar uma gestão financeira dos produtores durante a crise, evitando que suas finanças sejam ainda mais comprometidas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: