POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad é o porta-voz do agronegócio no Senado Federal
Comprometido com a sustentabilidade do setor, senador propõe diálogo produtivo para superar a crise diante dos desafios climáticos enfrentados e se tornou interlocutor entre produtores e governo federal
14/03/2024
18:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em resposta aos desafios enfrentados pelo agronegócio devido às mudanças climáticas, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se tornou o porta-voz de Mato Grosso do Sul e tem se destacado como mediador entre os produtores rurais e o governo federal. Diante das significativas quedas de produção, o parlamentar enfatizou a importância de soluções imediatas e sustentáveis no Plenário do Senado Federal. "Os desafios impostos pelas mudanças climáticas ao nosso agronegócio não apenas afetam a economia, mas colocam em risco a segurança alimentar do país", destacou o senador Nelsinho Trad.
Com quedas de até 50% na produção de soja em algumas regiões do Mato Grosso do Sul, o parlamentar pede alternativas e medidas de apoio ao setor, além de linhas de crédito mais flexíveis até investimentos em tecnologias agrícolas sustentáveis. "Já estamos em conversas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e outras entidades relevantes para formular uma resposta rápida e eficaz. O agronegócio é o coração da economia brasileira. Enfrentar esses desafios não é uma opção, mas uma necessidade urgente", defendeu.
Em reunião recente promovida pelo parlamentar sul-mato-grossense com o setor produtivo e o Governo de MS, o ministro da agricultura, Carlos Fávaro (PSD/MT) anunciou medidas para os próximos dias.
São elas:
1. Linha Emergencial para Capital de Giro: vai proporcionar alívio imediato aos produtores de soja, milho, pecuária de corte e bovina duramente afetados. Essa linha de crédito ampla, disponível em reais e dólar, foi desenhada para ser flexível, permitindo acesso tanto para produtores quanto para fornecedores, parceiros de insumo, e revendas. O capital pode ser usado para a compra de insumos, entre outras necessidades, com uma carência de dois anos antes do início do pagamento.
2. Prorrogação das Parcelas de Investimentos: foi anunciada a prorrogação das parcelas de investimento em setores-chave como soja, milho, pecuária e leite. A prorrogação, com pagamento de juros em 2024 e a diluição das prestações de 2024 nos anos subsequentes, visa a facilitar uma gestão financeira dos produtores durante a crise, evitando que suas finanças sejam ainda mais comprometidas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula exonera indicados do Centrão após derrota no Congresso, mas preserva afilhados de Arthur Lira
Leia Mais
Trump elogia Meloni durante cúpula no Egito: “Você não vai se ofender se eu disser que você é linda, vai?”
Leia Mais
TRE-MS prorroga inscrições para estágio de ensino médio com 58 vagas em todo o Estado
Leia Mais
Renúncia fiscal de Mato Grosso do Sul com ICMS deve ultrapassar R$ 38 bilhões até 2028
Municípios