PRÊMIO SEBRAE
Prazo das inscrições do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora termina no dia 7 de fevereiro
Em sua 12ª edição, iniciativa reconhece atuação de administrações municipais no fomento ao empreendedorismo, na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento territorial
06/02/2024
13:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Termina nesta quarta-feira (07/02) o prazo das inscrições da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) para as administrações municipais de Mato Grosso do Sul. Realizado a cada dois anos, o PSPE reconhece práticas e experiências de gestão com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial em todo o país. As gestões interessadas em participar devem se inscrever em: prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.
Nesta edição, serão aceitas no ato de inscrição apenas as ações já implementadas e que apresentem resultados alcançados e comprovados até 30 de novembro de 2023. Além disso, é necessário que as iniciativas tenham como principal público os chamados pequenos negócios, incluindo microempreendedores individuais (MEI) e agricultores familiares.
O prêmio está dividido em até 10 categorias: Simplificação e fomento do empreendedor, Sala do empreendedor, Compras governamentais, Empreendedorismo na escola, Inclusão produtiva, Turismo e identidade territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo rural, Cidade empreendedora e Governança governamental.
Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva, esta premiação destaca o que os municípios realizaram para melhorar o ambiente de negócios em vários aspectos, da educação empreendedora à sustentabilidade das empresas. Nesse sentido, em Mato Grosso do Sul, há gestões empenhadas em adotar medidas para fomentar a economia local e que já vem obtendo resultados transformadores.
“Estamos trabalhando de forma unificada por meio de diversas parcerias entre os municípios e o Governo do Estado com o objetivo de alavancar e dinamizar a economia local, e esta é a oportunidade para a gestão pública municipal mostrar os seus projetos e seus resultados efetivos para o desenvolvimento da sua região”, pontua o analista.
Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação, que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional, com cerimônia marcada para julho deste ano.
Até o momento, o Sebrae já contabilizou mais de 2,3 mil projetos inscritos de vários estados e do Distrito Federal. O número supera as 1,6 mil inscrições realizadas na última edição, em 2021, quando 1.327 prefeituras participaram.
Mato Grosso do Sul: Reconhecimento Nacional
Desde 2001, o Prêmio vem destacando as ações realizadas pela administração pública municipal voltadas para o desenvolvimento econômico e social. Neste período, projetos de prefeituras de Mato Grosso do Sul também foram reconhecidos na etapa nacional da premiação, com Campo Grande (5ª e 7ª edições), Maracaju e Itaquiraí (8ª edição), Nova Andradina (9ª edição) e Chapadão do Sul (10ª edição, e duas premiações na 11ª).
Na última edição da premiação, Mato Grosso do Sul foi o único estado a ter um município vencedor em duas categorias distintas na edição nacional. Chapadão do Sul, participante do programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal que visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios –, conquistou as categorias “Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste”, e “Desburocratização”, dentre 1,6 mil inscrições de 1.1327 prefeituras de todo o país.
Mais informações na página prefeituraempreendedora.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara aprova projeto de Rodolfo Nogueira que proíbe desapropriação de terras produtivas para reforma agrária
Leia Mais
Zé Teixeira apresenta indicações para Dourados, Campo Grande e Nova Andradina e cobra melhorias em infraestrutura, segurança e educação
Leia Mais
Prevenção do câncer de cabeça e pescoço é tema de encontro promovido pela ABRAPEC em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu garante hospedagem e alimentação para pacientes do SUS em tratamento em Campo Grande
Municípios