ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto visa proibir ações de telemarketing realizadas via automação e sugere multa
Proposta do deputado Pedrossian Neto estabelece multa para ações de telemarketing realizadas via bots e robôs
26/10/2023
16:53
ALINE KRAEMER
©DIVULGAÇÃO
Começou a tramitar nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 301/2023, do deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), para proibir ações de telemarketing via ligação telefônica realizada por robôs, bots ou qualquer programa de software que execute tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas no Estado de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a justificativa da proposta, as ações de telemarketing oferecem ao consumidor produtos e serviços sem que tenham sido solicitados, impactando a qualidade de vida das pessoas e ainda atrapalhando suas relações, gerando transtorno com ligações frequentes e insistentes. O texto enfatiza que o descumprimento da presente lei implicará em nulidade do serviço aderido ou produto vendido ao consumidor por este tipo de ligação telefônica. “O infrator também estará sujeito ao pagamento de multa a ser revertida ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC) no valor equivalente em reais a 30 (trinta) Uferms - Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul, que será dobrado em caso de reincidência”, explica o parlamentar.
Conforme a matéria, ao vedar a utilização de tecnologia automatizada para a oferta de serviços não solicitados pelo consumidor, o texto atenderá às diretrizes elencadas na Política Nacional das Relações de Consumo, que objetiva o atendimento das necessidades dos consumidores. “O projeto protege a dignidade e a vida privada dos consumidores, combatendo prática abusiva de fornecedores e contrárias aos princípios de defesa do consumidor”, finalizou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STJ prorroga afastamento de Ronaldo Chadid do TCE-MS por mais um ano
Leia Mais
Dono da Ultrafarma confessou fraude fiscal, fez acordo de R$ 32 milhões e foi preso dias depois em nova operação do MPSP
Leia Mais
Feira Bosque da Paz lança site oficial desenvolvido por alunos do Senac MS
Leia Mais
Barbosinha participa do Fórum Nacional de Governadores em Belém para discutir preparativos da COP30
Municípios