SHOW MUSICAL REGIONAL
Festival Mais Cultura 2023 terá shows e espetáculos cênicos e de dança no Teatro Glauce Rocha
As apresentações ocorrem entre os dias 25 e 29 de setembro, sempre às 20h
23/09/2023
10:00
ASSECOM
A 9ª edição do Festival Mais Cultura terá atrações gratuitas no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. As apresentações ocorrem entre os dias 25 e 29 de setembro, sempre às 20h. A programação é diversa, com concertos de música clássica, show de música regional, espetáculos teatrais e de dança. Para participar, os interessados podem reservar o ingresso página do evento.
O Mais Cultura, além de sensibilizar a comunidade interna para as artes e difundir a cultura, também tem como objetivo atrair a comunidade externa para a Universidade. O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, reforça que as atrações devem agradar públicos de diferentes idades e, por isso, o Teatro Glauce Rocha está de portas abertas para toda a família. “Temos uma programação rica e gratuita. Se quiser vir todos os dias, eu tenho certeza que você vai ser impactado”, ressalta.
A programação contém destaques da música, do teatro e da dança, como o Quinteto da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o Clube de Artes Cênicas do Colégio Militar de Campo Grande; o encontro de coros, com a participação dos corais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Católica Dom Bosco e o Lírico Cant’Arte; o Grupo de Teatro Senta Que o Leão é Manso; o Grupo ACABA; e a Associação Cultural Cia do Mato.
A abertura do Festival Mais Cultura 2023 será em grande estilo, com o concerto de música clássica do Quinteto da Orquestra Sinfônica da Unicamp. A Orquestra apresenta um repertório mais intimista, com obras de um dos maiores compositores da música orquestral, Johannes Brahms. “O grupo está ansioso pela receptividade do público da UFMS”, comenta o produtor executivo da Orquestra, Victor Lessa.
Outro destaque é o Grupo ACABA, que traz a música regional para o centro do palco, com um olhar para a cultura pantaneira. “A nossa composição é baseada nas nossas origens e a nossa origem é pantaneira. O Grupo ACABA levanta essa bandeira de cantar o Pantanal, cantar sua beleza, cantar as fragilidades. A pedra angular de nossa música passa pelo Pantanal, pela originalidade, pelo conteúdo e riquezas”, afirma o músico Moacir de Lacerda.
Além da música, o Mais Cultura 2023 conta com apresentações de dança. A companhia de dança contemporânea, Cia do Mato, estará presente com o espetáculo Chafica. A intérprete e criadora na Cia do Mato, Maria Fernanda Figueiró, explica que o espetáculo é uma homenagem a Sarah Abussafi Figueiró, mulher de ascendência libanesa que realizou inúmeros feitos na cultura sul-mato-grossense. “A obra possui trilha sonora inédita realizada por Tetê Espíndola e Arnaldo Black, e aborda temáticas que referenciam a importância das mulheres libanesas no estado, assim como referência a todos os nomes que construíram a dança em Mato Grosso do Sul”, comenta.
A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados podem levar 1kg de alimento para doação às entidades filantrópicas cadastradas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 19
Leia Mais
Tempestade atinge 65 cidades de MS com alerta de perigo neste sábado
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad prestigia encenação da Paixão de Cristo em Aquidauana e destaca força da fé e das raízes familiares
Leia Mais
UFMS abre concurso público com 48 vagas para técnico-administrativo e salários de até R$ 4 mil
Municípios