POLÍTICA
Vander garante apoio a servidores para reestruturação da Funasa
14/09/2023
09:45
ALEX NANTES
©DIVULGAÇÃO
Servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) procuraram o deputado federal Vander Loubet para buscar apoio pela reestruturação da Instituição após o encerramento do prazo de vigência da medida provisória que determinava a extinção da Fundação. Os trabalhadores alegam que é necessária uma intervenção para a retomada e reorganização dos trabalhos.
De acordo com a MP 1.156, de 1º de janeiro de 2023, a Funasa passaria por um processo de extinção, sendo que suas atribuições seriam absorvidas pela administração pública federal. Parte da fundação sairia do Ministério da Saúde e passaria a integrar o Ministério das Cidades e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, sendo esse responsável pela transferência gradual da estrutura. Porém, o prazo para a vigência da MP foi encerrado no dia 1° de junho, fazendo com que a extinção da instituição não ocorresse.
O manifesto feito pelos trabalhadores ao presidente Lula informa que a Fundação promove a inclusão social por meio de ações de saneamento para o controle de doenças em áreas rurais e comunidades tradicionais em todo o país. A entidade atua em mais de 80% dos municípios brasileiros, promovendo o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos urbanos, ações de drenagem e manejo ambiental, além de melhorias sanitárias domiciliares.
Segundo dados encaminhados ao presidente da República, a Funasa conseguiu executar 94,5% do seu volume orçamentário. Dos R$ 3,11 bilhões repassados à Instituição entre 2010 e 2022, foram utilizados R$ 2,98 bilhões para os serviços ligados ao saneamento. A dedicação aos trabalhos ocorreu mesmo com a redução no quadro de pessoal.
Devido ao impasse acerca do futuro da Funasa, os servidores de Mato Grosso do Sul Gilberto Duran e Mário Márcio se reuniram com o chefe de gabinete de Vander Loubet em Campo Grande para pedir o apoio do parlamentar para a reorganização da Instituição, principalmente no estado. Conforme o ofício apresentado, os funcionários solicitam que seja nomeado o superintendente estadual substituto, até que se tenha definido o presidente da Instituição, dirigida interinamente por Alexandre Ribeiro Motta.
Além disso, os trabalhadores pedem que haja uma determinação para que os servidores voltem a realizar suas funções, que também sejam nomeadas as chefias das unidades estaduais, principalmente os gestores orçamentário e financeiro para a realização de pagamentos e, por fim, solicitam que ocorra a liberação de orçamento, seja ele total ou parcial, de acordo com as necessidades apresentadas.
O deputado Vander afirmou que levará as reivindicações aos ministérios envolvidos e que seu mandato sempre trabalhou em parceria com a Fundação. “Desde o começo dos nossos trabalhos como parlamentar, sempre tivemos a Funasa como nossa parceira e aliada, destinando emendas e aprovando orçamento para que ela pudesse realizar os serviços necessários à população”, frisou.
“A medida provisória que determinava a extinção da Instituição foi revogada, então agora é importante a gente trabalhar para que a Funasa possa retomar os seus serviços em todo o Brasil”, concluiu o parlamentar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PSDB de Mato Grosso do Sul terá nova executiva para conduzir eleições de 2026
Leia Mais
STJ confirma anulação de processos da Lama Asfáltica e reforça vitória judicial de Edson Giroto
Leia Mais
Mutirão da Casa Rosa realiza mais de 230 atendimentos no Tijuca 2 e reforça ações de prevenção em Campo Grande
Leia Mais
Meses antes do término, Ivete Sangalo comentou sobre a importância do sexo e do carinho nos relacionamentos
Municípios