BATAGUASSU
MS Saúde: Pacientes de Bataguassu são atendidos em nova etapa de cirurgias oftalmológicas através da parceria entre Governo e Prefeitura
Procedimentos foram realizados em Santa Rita do Pardo e em Bataguassu; Pacientes atendidos aguardavam na fila de espera do SUS
08/08/2023
15:40
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em torno de 74 pacientes de Bataguassu foram submetidos a cirurgias eletivas de catarata e remoção de pterígios (membrana que cresce em volta dos olhos) no último final de semana. A ação faz parte do Projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Filas”, do Governo do Estado em parceria com o município.
Na quinta-feira, dia 3 de agosto, 14 pacientes de Bataguassu estiveram em Santa Rita do Pardo para as cirurgias de cataratas realizadas na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. No total, foram realizados 133 procedimentos, atendendo além de Bataguassu pacientes de Paranaíba, Bodoquena, Terenos, Iguatemi, Japorã, Santa Rita do Pardo, Alcinópolis, Amambai, Vicentina, Água Clara, Taquarussu, Anaurilândia e Batayporã.
Já no sábado (5) e domingo (6), 60 pacientes de Bataguassu foram submetidos às cirurgias de pterígios, na Santa Casa do município. O mutirão atendeu pacientes dos municípios de Dourados, Jardim, Bodoquena, Brasilândia, Água Clara, Alcinópolis e Bataguassu, com total de 115 pacientes submetidos à cirurgias.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior, todos os pacientes atendidos com as cirurgias aguardavam pelos procedimentos na fila de espera do SUS.
A superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e coordenadora do MS Saúde, Maria Angélica Benetasso, comentou que os atendimentos ocorreram de forma rápida, com qualidade e oferecendo atendimento humanizado aos pacientes.
Para o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), que esteve acompanhando os procedimentos, a iniciativa do Governo do Estado contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas que por muitas vezes, aguardam há muito tempo na fila de espera por algum procedimento cirúrgico”, falou o prefeito.
Além dos citados, estiveram presentes durante o mutirão de cirurgias em Bataguassu, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina; o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha e equipe da Santa Casa local.
O Programa MS Saúde prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades, entre elas, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.
Também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.
Conforme o Estado, 37 estabelecimentos de saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias eletivas; e mais 33 estabelecimentos de saúde de 19 municípios fizeram a adesão para a realização de exames com a finalidade diagnóstica.
O Governo do Estado disponibilizou R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atender à população. Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgias eletivas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ataque cardíaco: 11 sinais que você nunca deve ignorar
Leia Mais
Em último discurso, Trump promete revogar decretos de Biden e endurecer políticas de imigração
Leia Mais
Safra atrasada de pequi aquece mercado e eleva preço em Campo Grande
Leia Mais
Bolsonaro critica possível uso de tornozeleira eletrônica por decisão de Moraes e questiona apoio internacional
Municípios