POLÍTICA
André confirma avanços com o PSDB: "Tudo caminha para andarmos juntos"
PSDB e MDB articulam parceria para comandar a maioria dos municípios em 2024
15/05/2023
15:50
CAMPOGRANDENEWS
Jhefferson Gamarra e Jackeline Oliveira
Ex-governador André Puccinelli na saída do encontro (Foto: Alex Machado)
Na saída do encontro, que durou aproximadamente 2 horas, André Puccinelli confirmou que "tudo caminha para andarmos juntos", sobre união entre MDB e PSDB nas próximas eleições. O objetivo é fazer o maior número possível de prefeitos. "Mas vamos conversar agora com todos os prefeitos".
Ele negou que tenha colocado como exigência a participação da advogada Denise Puccinelli, sua filha, como vice em uma possível chapa encabeçada pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB), que é pré-candidato a prefeito de Campo Grande.
Além disso, a tentativa de emplacar o filho, o advogado André Puccinelli, em vaga de conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), também foi negada pelo emedebista. “Não tem nada disso! Palavra de pai do Andrezinho e da Denise”, enfatizou o ex-governador.
Sobre o encontro com o PSDB, ele garantiu que ambos partidos discutirão as peculiaridades de cada município no decorrer dos meses e que não terá “troca de favores” entre as siglas. “São tratativas de caminharmos juntos pelo Estado, discutindo município por município, não tem nada decidido ainda. Nem o MDB nem o PSDB está pagando um preço alto”, finalizou Puccinelli.
Outra possível tratativa colocada à mesa de negociação seria uma possível ascensão de Diogo Bossay na Assembleia Legislativa. Suplente do MDB, que obteve 12.326 votos, poderia assumir a titularidade caso um dos três parlamentares da sigla fosse "puxado" para cargo no governo. No entanto, a questão foi rechaçada pelo ex-governador. “Eu não sei de nada disso, mas quem está como suplente sempre almeja, então é uma pretensão dele”, disse Puccinelli.
A mesma posição foi reafirmada pelo deputado estadual e presidente do MDB, Júnior Mochi. “Não estou sabendo nada disso, ele tem pretensão de ser candidato a prefeito de Miranda”, resumiu.
Os tucanos - O ex-governador Reinaldo Azambuja também falou do esforço para voltar a andarem juntos. Segundo Reinaldo, não há exclusividade para nenhum partido e que respeitarão divergências. Vamos tentar construir também o entendimento na Capital, mas temos de respeitar as lideranças. Isso se faz como estamos fazendo aqui, discutindo pontos comuns e também divergentes. Mas estamos bem alinhados para entendimentos como tivemos no ano passado".
Ele lembrou que em 2014, depois 2018 e depois 2022, houve distanciamento, mas "nada que impossibilite voltar a caminhar daqui para frente".
Nesta semana, as conversas do PSDB já começam para ampliar o número de prefeitos que migrarão para o ninho tucano. "Tem muitos também que ainda querem vir", garantiu Reinaldo.
Depois do almoço, apenas André e Reinaldo falaram com a imprensa, Eduardo Riedel saiu sem conversar com jornalistas e Simone Tebet não desceu do apartamento onde ocorreu o encontro. -
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Não se julgue pelas metas inalcançadas em 2025
Leia Mais
Exposição “Flores de Verão” encerra programação artística de 2025 na Galeria de Vidro, em Campo Grande
Leia Mais
Johnson & Johnson é condenada a pagar US$ 40 milhões a pacientes com câncer após uso de talco
Leia Mais
Ao desejar “boa sorte” a Flávio, Kassab afasta Tarcísio do rótulo de candidato de Bolsonaro
Municípios