ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Parlamentares devem votar seis projetos na sessão ordinária desta terça-feira, 25
Projetos serão votados na sessão ordinária que é realizada no plenário da Assembleia Legislativa a partir das 9h
25/04/2023
07:30
OSVALDO JÚNIOR
©FRANCISCO BRITTO
Os deputados devem votar seis projetos nesta terça-feira (25) durante sessão ordinária, que tem início às 9h na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Estão previstas propostas para serem votadas em redação final, primeira e segunda discussão. A sessão é transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis e pode ser acompanhada presencialmente.
Aprovado em segunda discussão na semana passada, o Projeto de Lei 45/2023, do Poder Executivo, sofreu emendas e deve ter a redação final votada nesta terça-feira. A proposição modifica a redação das Leis Estaduais 3.841/2009, 5.829/2022 e 6.036/2023. A primeira lei trata sobre a organização do quadro de pessoal do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). A segunda cria o Programa de Parcerias do Estado de Mato Grosso do Sul (PROP-MS). E a última dispõe sobre autarquias e fundações do Poder Executivo.
Em segunda discussão, deve ser votado o Projeto de Lei Complementar 04/2023, do Poder Executivo. A proposição altera e revoga dispositivos da Lei Complementar 93/2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor). De acordo com o governo, a mudança na Lei reduzirá a burocracia na formalização dos acordos com as empresas incentivadas, “sem prejuízo da manutenção de toda a análise técnica exercida pelas Secretarias de Estado envolvidas”.
Também em segunda discussão, os parlamentares devem votar o Projeto de Lei 48/2023. A proposta altera a Lei 4.049/2011, que dispõe sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial (MS Forte-Indústria). A finalidade, segundo a mensagem do governo, é “ajustar as competências para firmar os termos de acordo relativos a incentivos e a benefícios fiscais pactuados entre o Estado de Mato Grosso do Sul e os contribuintes incentivados”.
Outra proposta pautada para segunda discussão é o Projeto de Lei 94/2023, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS). A matéria altera a Lei Estadual 1.425/1993, que dispõe sobre o Fundo Especial de Desenvolvimento, Modernização e Aperfeiçoamento do Tribunal de Contas (FUNTC). A mudança inclui no uso do Fundo a realização de programas de bem-estar e qualidade de vida dos servidores do órgão.
Em primeira discussão, está previsto o Projeto de Resolução 04/2023, que altera o Regimento Interno da ALEMS (Resolução 65/2008). A mudança visa à possibilidade de participação remota de deputados às deliberações e votações da Casa de Leis, “preservando, todavia, a regra ordinária da presença física para os debates e discussões próprias do parlamento”.
Ainda em primeira discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 70/2023, de autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota). A proposta institui a Política Estadual de Orientação sobre a Síndrome de Down em Mato Grosso do Sul, que será constituída por um “conjunto de princípios voltados para a compreensão, o apoio, a educação, a saúde, a qualidade de vida, o trabalho e o combate ao preconceito”.
Serviço
As sessões são realizadas no Plenário Júlio Maia, a partir das 9h, e podem ser acompanhadas pela transmissão ao vivo dos canais oficiais da Casa de Leis: site, TV ALEMS, Rádio ALEMS, Portal da ALEMS, Youtube e Facebook. A pauta de votação é disponibilizada por este link.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mais de 18 mil candidatos participam do Passe da UFMS neste domingo em 11 municípios de MS
Leia Mais
Roberto Carlos sofre acidente após falha no freio de Cadillac durante gravação de especial da Globo
Leia Mais
Toffoli e Moraes colocam STF no centro da crise do Banco Master e aumentam pressão por Código de Conduta
Leia Mais
Não se julgue pelas metas inalcançadas em 2025
Municípios