Campo Grande (MS), Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

Posse de Lula terá shows e cerimônia oficial

A programação começa pela manhã e termina às 13h30 (Brasília) para a realização das cerimônias oficiais da posse.

01/01/2023

08:00

CAROLINE MALDONADO

Presidente eleito, Lula, comemora vitória nas urnas. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

Às 14h20 deste domingo (1º), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), sairão em carro (aberto ou fechado) de frente da Catedral de Brasília e seguirão até o Congresso Nacional, onde começará a cerimônia de posse.

De todo Brasil, 47 mil pessoas são esperadas em Brasília, mas apenas 30 mil poderão participar da posse na Praça dos Três Poderes. As demais acompanharam tudo por telões.

Diferente - Além do presidente atual não participar, haverá outras três diferenças em relação às posses anteriores. Não ocorrerá a tradicional salva de 21 tiros de canhão. Além disso, as esposas de Lula, Rosângela da Silva, a "Janja", e de Alckmin, Lu Alckmin, devem subir a rampa na frente dos maridos, e não atrás, como de costume. Também está sendo planejada a participação da cadela Resistência, adotada por Lula e Janja.

Programação - Antes da cerimônia oficial, a festa popular começa às 10h com atrações culturais e gastronômicas, além de shows musicais. Tudo fará parte do “Festival do Futuro - A Alegria Vai Tomar Posse”, com shows gratuitos. Haverá dois palcos e um telão. Os shows serão interrompidos entre 13h e 18h30 para que o público acompanhe a posse pelas telas.

Depois de empossados, eles seguirão para o Palácio do Planalto, onde serão recepcionados na rampa pelos presidentes do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Lula fará um discurso em parlatório para o público na Praça dos Três Poderes.

A sessão solene de posse presidencial terá a execução do hino nacional, compromisso constitucional, leitura e assinatura do termo de posse pelo presidente e pelo vice-presidente eleitos, além de pronunciamento do presidente do Congresso.

O máximo de 30 mil pessoas que poderão assistir a cerimônia na praça foi estabelecido pelo GDF (Governo do Distrito Federal). No entanto, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) estima que 47 mil pessoas devem ir de ônibus e vans até Brasília para acompanhar a posse.

Quem quiser participar deve chegar cedo, pois o acesso será fechado assim que o local atingir a lotação máxima. Para garantir a segurança, os pedestres deverão ir à Esplanada dos Ministérios somente pela Via N1, onde passarão por revista.

Às 15h50, o presidente e o vice-presidente irão para a Sala de Audiências da Presidência do Senado; às 16h seguem à área externa do Palácio e às 16h05 começa a cerimônia externa de honras militares.

Às 16h20, eles deixam o Palácio do Planalto. Para o início da noite, está previsto um jantar de recepção às delegações estrangeiras vindas para a posse.

Festival do Futuro - O evento terá shows de Gaby Amarantos, Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pablo Vittar e Duda Beat, Chico César, Leoni, Maria Rita, Martinho da Vila, Odair José,, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Valesca Popozuda, Zélia Duncan e outros. As apresentações vão até a madrugada do dia seguinte.

Confira a programação completa da Posse.

No gramado central da Esplanada, a Feira Gastronômica terá pratos típicos da culinária popular brasileira com uma tenda de 8 mil m² e mesas e cadeiras para 6 mil pessoas, além de 40 stands de alimentação, 15 de bebidas e drinks e 10 food trucks.

Como assistir - As TVs Senado, Câmara e TV Brasil transmitem a posse ao vivo, além de outras emissoras. Clique aqui para acessar o canal da TV Brasil no YouTube.

Segurança e proibições - Com o policiamento reforçado, a região central de Brasília será monitorada por forças de segurança, que vão usar imagens de câmeras de videomonitoramento e drones. Será montada a “Cidade da Segurança”, na área do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios.

Além da segurança, ali haverá um posto com equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros. Médicos e ambulâncias estarão de prontidão em outros três locais.

Os participantes são orientados a levar lanche e água em embalagens de plástico transparentes. Será proibido levar armas brancas ou objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo, réplicas ou simulacros, barracas, tendas, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis e drogas ilícitas. Animais não entrarão, exceto cães-guia.

Se houver movimentos contrários ao presidente eleito, o público será direcionado ao Eixo Monumental, na altura da Catedral Rainha da Paz. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: