CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
No Novembro Azul, Carlão faz alerta sobre a importância da prevenção: Salva vidas!
04/11/2022
13:30
JANAÍNA GASPAR
vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB)
O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, reafirmou nesta sexta-feira (04) a importância da Campanha Novembro Azul, que visa a conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Carlão fez um alerta sobre a importância da prevenção.
“Eu sou prova viva que a prevenção pode fazer a diferença, entre a vida e a morte. Enfrentei um Câncer de Próstata e se não fosse um diagnóstico precoce, não estaria mais aqui entre nós. Operei aos 40 anos e em 2008 passei por 40 sessões de radioterapia, desde então estou completamente curado. Há alguns anos perdi minha cunhada vítima de um câncer e as mulheres costumam se cuidar muito mais, fazendo periodicamente exames preventivos. Mas os homens costumam ter mais resistência ou até mesmo displicência com a própria saúde. Como sociedade precisamos superar os preconceitos e cuidar da saúde”, disse Carlão emocionado.
Conforme a assessoria de imprensa da secretaria municipal de saúde, as programações da Campanha Novembro Azul estão em fase de organização, mas o acompanhamento e diagnóstico pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde.
“O paciente passará por avaliação do médico e, caso necessário, será encaminhado a um serviço especializado. Em Campo Grande, 30 pessoas com diagnóstico de câncer de próstata iniciaram o tratamento em 2022. Este total não necessariamente corresponde somente a novos diagnósticos, uma vez que neste ano, até o último dia 15, foram 58 novos casos confirmados na Capital, desta forma, é possível concluir que nem todos os pacientes que receberam o diagnóstico iniciaram o tratamento, da mesma forma que é possível que uma pessoa que recebeu o diagnóstico em ano anterior tenha iniciado o acompanhamento somente agora”, explica a assessoria.
No ano anterior, foram 105 novos diagnósticos da doença, sendo registrado naquele período 81 óbitos em decorrência do câncer de próstata. Novamente reforçamos que os óbitos não são necessariamente de pessoas com diagnóstico naquele ano, e que estão incluídas neste grupo pessoas que já realizavam o tratamento da doença ou que não buscaram pelo acompanhamento. Até o momento, foram 49 óbitos registrados em 2022.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios