POLÍTICA
A pedido do senador Nelsinho Trad, Senado vai ouvir presidente do INSS sobre fila de espera por benefícios
04/10/2022
16:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou, nesta tarde (4), o requerimento do senador Nelsinho Trad (PSD/MS) para que o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Guilherme Serrano, explique a fila de espera no órgão pela concessão de benefícios. A data da audiência pública ainda será definida pela comissão.
Desde o início do ano de 2022, vem sendo amplamente divulgado que o INSS tem uma fila de mais 1,8 milhão de pedidos de novos benefícios que precisam ser analisados. Segundo divulgado pelo próprio presidente do instituto, cerca de 500 mil segurados da fila são pessoas com deficiência que buscam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos, são exigidas análise administrativa, social e médica.
O senador Nelsinho Trad lembra ainda no requerimento a paralisação dos médicos peritos do instituto neste ano, que durou 52 dias. Ao final da greve, o INSS anunciou medidas para fazer a fila andar, mas, em alguns casos, as remarcações estão ocorrendo para o ano que vem.
"Sabemos que essa demora na análise dos processos administrativos agrava ainda mais a situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, o Senado Federal, exercendo seu papel fiscalizador, convida o presidente do INSS para prestar esclarecimentos acerca desse atraso, bem como informações e possíveis soluções para esse problema que está atingindo a população brasileira," aponta o parlamentar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Edinho Silva é eleito presidente nacional do PT com apoio de Lula e missão de liderar reeleição em 2026
Leia Mais
Após condenação, Leo Lins lacra celulares de plateia e retoma piadas com minorias em novo show
Leia Mais
Lia Nogueira pede recapeamento urgente da MS-475 em Glória de Dourados
Leia Mais
ASL promove encontro sobre a obra de Augusto César Proença em edição especial do “Leituras e Conversas”
Municípios