CAPITAL
Com quase 7 mil inscritos, congresso do CONASEMS em Campo Grande é o maior da história
15/07/2022
11:15
ASSECOM
Com aproximadamente 6,8 mil inscritos, a 36ª edição do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), que acontece em Campo Grande até esta sexta-feira (15), se consolida como o maior congresso da história. O Congresso do Conassems é considerado o maior fórum de discussões sobre saúde pública da América Latina.
A programação teve início na terça-feira (12) com a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” com a apresentação de mais de 300 experiências exitosas na área da saúde de todo país.
A abertura oficial aconteceu na quarta-feira (13), com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no auditório master do evento, instalado no Shopping Bosque dos Ipês.
Em sua fala, Queiroga ressaltou a importância do fortalecimento da Atenção Básica. “Temos mais de 40 mil UBS, e através da Atenção Básica, concretizada na ponta, que nós vamos fazer as verdadeiras transformações sociais que o Brasil precisa”, disse.
A capital Sul-mato-grossense foi escolhida para ser sede do evento em votação realizada durante o congresso realizado em 2019, que aconteceu em Brasília (DF), concorrendo com os município de Florianópolis (SC) e Bento Gonlçalves (RS).
Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, além de ser um momento importante no fomento e discussão de políticas públicas e estratégias voltadas à saúde, o evento representa também um ganho econômico para o município, com a movimentação de toda a rede hoteleira e comércio de forma geral.
“É um momento muito importante para Campo Grande, pois todos os olhares estarão voltados para cá. O nosso município avançou muito na área da saúde e certamente o congresso é uma vitrine destas boas práticas que devem servir de modelo para o resto do País”, pontuou.
A programação conta com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.
Programação
15/07 – 09 às 12 h – C1 – Sala onça Pintada – Seminário: Captação de Recursos por meio das Emendas Parlamentares
15/07 – 09 às 12 h – C2 – Sala Arara Azul – Seminário: Vigilância em Saúde
15/07 – 09 às 12 h – C3 – Sala Capivara – Oficina Política nacional de Apoio: estratégia oportuna para qualificação da gestão no SUS?
15/07 – 09 às 12 h – C4 – Sala Tuiuiú – Oficina Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS)
15/07 – 09 às 12 h – C5 – Sala Jacaré do Pantanal – Seminário: A importância da Avaliação de Tecnologias em Saúde na definição das Relações Municipais de Medicamentos
15/07 – 09 às 12 h – C6 – Sala Ariranha – Compras em Saúde: aspectos gerais e nova lei de licitação
15/07 – 09 às 12 h – Sala Dourado – Oficina: Por uma agenda integrada entre a Política Nacional de Promoção e os ODS da Saúde e os ODS
15/07 – 09 às 12h – Auditório Master – Mesa 4: Financiamento e Gestão
15/07 – 15 h – Auditório Master – Plenária Final
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios