SEBRAE
Com o apoio do Sebrae/MS, Feira de Jaraguari é reestruturada e passa a funcionar em Praça Central
Mudança foi realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal
21/06/2022
07:20
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A tradicional Feira Livre de Jaraguari, antes realizada no ginásio do município, foi realocada para a Praça Central, que passa a ser o novo ponto de encontro e lazer para a população, com atrações culturais, e exposição de produtos da agricultura familiar e pequenos empreendedores locais. A reestruturação do espaço foi realizada no município com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.
No contexto de retomada econômica, a reestruturação foi feita com a proposta de atrair os moradores de Jaraguari e fortalecer o comércio local. De acordo com a consultora do Sebrae/MS Sara Cristina Mann, mais do que a mudança de espaço, o trabalho envolveu a integração dos empreendedores para que eles possam se organizar e atuar de forma autônoma.
“Uma das mudanças mais significativas é que os feirantes estão sendo direcionados para ter uma associação, para que a feira se torne independente. Outra inovação é que as feiras serão temáticas com calendário estabelecido de acordo com as datas comemorativas”, pontuou Sara.
A consultora explica ainda que outras iniciativas foram implementadas, como por exemplo, a formação de comissão composta por sete feirantes que agora tomam à frente nas decisões, além da formulação de um regimento interno e a mudança do dia de realização da feira, que passou das sextas-feiras para os sábados. A feira é realizada quinzenalmente.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Kleber Oliveira da Costa, destacou que a feira tem enorme importância para os pequenos negócios. “Para muitos, o espaço serve como uma oportunidade de melhorar a renda. É importante conseguirmos preservar essa cultura, impulsioná-los para que eles se tornem empresários formalizados e consigam se desenvolver para que a atividade da feira consiga se expandir”, ressaltou.
Para Elisangela Rodrigues dos Santos, uma das integrantes da comissão da Feira Livre no município, o processo de reestruturação da feira foi fundamental para estimular o desenvolvimento comunitário e a concretização das metas planejadas de forma coletiva. “A feira ajuda muita gente que precisa de uma renda extra e pessoas que também não tem serviço fixo. Também temos hoje em nossa feira dois projetos e uma instituição que é APAE. Junto com o Sebrae estamos com bastante ideias para cada dia ficar melhor”, comentou.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump faz ameaças a Cuba, defende fim do regime e sugere Marco Rubio como futuro presidente da ilha
Leia Mais
Papy articula consenso na Câmara para buscar saída legal ao impasse do IPTU em Campo Grande
Leia Mais
Morre em Natal a atriz Titina Medeiros, de “Cheias de Charme” e “No Rancho Fundo”, aos 49 anos
Leia Mais
Barbosinha participa da apresentação da nova unidade móvel do Hemosul nesta segunda-feira em Campo Grande
Municípios