Campo Grande (MS), Quinta-feira, 03 de Abril de 2025

CULTURA & ARTE: Artista estimula a valorização cultural no MS com apresentações artísticas com o projeto Kombinado 

17/01/2022

18:00

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

Com 07 anos de existência o projeto Kombinado vem trabalhando e divulgando a arte em todos os lugares. Segundo o fundador do Projeto, Anderson Lima o Kombinado já percorreu todas as regiões do país, com exceção da região norte. Levando muita arte em lugares que não tem uma boa circulação do assunto. Anderson conta que esta é a primeira edição que o projeto recebe investimentos para ser realizado e destaca a necessidade de acesso aos bens culturais. Com a pandemia o formato do projeto que era a circulação em lugares e regiões periféricas da Capital foi alterado pelo formato online. O fundador conta que essa nova experiência em apresentações virtuais foi um fator muito positivo pra ele e pro Kombinado, conheceu de perto os trabalhos incríveis de muitos artistas. E com essa mudança o Kombinado criou uma espécie de registro, criar acervo virtual pra manter a memória da cultura local. “O objetivo é fazer um recorte da cultura do município, que se refere às linguagens do cinema, circo, música e literatura, criar um material que possa contribuir para pesquisa na arte local, onde todos possam conhecer mais como os artistas estão lidando com as suas carreiras nessa fase da pandemia, “explica o fundador. Anderson conta que sente muita falta dessa interação com o público, de ver as pessoas felizes e sorrindo com o seu trabalho, daquela aglomeração. 

A Página Expressando com Alessandra Paim entrevistou o Fundador do Projeto Kombinado e integrante do Grupo Teatral Flor e Espinho Teatro, Anderson Lima que falou tudo a respeito do projeto, onde tudo começou, falou das grandes experiências que teve nos lugares que passou, da receptividade das pessoas, dos projetos futuros, do novo formato virtual do Kombinado e muitas informações da arte em geral. O meu muito obrigada pela entrevista concedida Anderson! Foi muito bacana conhecer esse projeto maravilhoso que você faz, fomentando a arte em todas as categorias, apresentando para a população a importância da cultura em todos os âmbitos. Muito importante seu papel na sociedade, é de uma responsabilidade ímpar, mostrar a importância do patrimônio cultural da nossa cidade. Sucesso no Kombinado e outros projetos. 

Para quem tem interesse em conhecer o Projeto Kombinado e acompanhar as atrações da nossa terra acesse: 

YOUTUBE https://www.youtube.com/channel/UCXsgX7WSWUe_aZp70i1IceQ 

Insta - #projetokombinado 

FACE – Kombinado  

Segue a entrevista na íntegra galera!! 

Expressando com Alessandra Paim - O que é o projeto Kombinado? 

AndersonLima_ O projeto Combinado é uma circulação de algumas modalidades artísticas onde o palco é uma Kombi. A principio o projeto nasceu com o grupo Flor & Espinho Teatro do qual sou um dos fundadores. O Luiz Claudio Dias, Alex Petersen e eu Anderson Lima iniciamos o projeto rodando pelas periferias de Campo Grande. Levávamos uma charanguinha de circo, livros e fizemos Cidade de Deus, apresentamos por aqui. em 2015 tive que mudar de planos e fiquei com a kombi e sai viajando pelo Brasil, rodei o Sul, uma parte do Sudeste, grande parte do nordeste o centro-oeste e voltei pra Campo Grande depois de 04 anos. Nesse intervalo eu equipei a kombi. Transformei ela numa kombi home coloquei energia solar, caixa-d’água, banheiro...e tinha oportunidade de ter tudo livre, montei uma tela de cinema, então eu trabalhava sozinho, levando o meu espetáculo de circo e filme e ainda distribuía livros. Voltei pra Campo Grande e pela primeira vez o projeto teve financiamento público e com a pandemia tive que mudar o projeto. Ele mudou, não foi mais a circulação, ele ia rodar 09 bairros levando circo, cinema, música e literatura. Como não era permitido as aglomerações ele se transformou naquela espécie de programa que foi muito bom, deu um resultado positivo mto grande. Nós construímos uma memória que não tinha de vários artistas, que não tinha falado das suas trajetórias em lugar nenhum. E nesse tempo que estamos perdendo tanta gente, valorizamos mt mais a memória. A partir de agora o projeto ganha uma outra característica.  

Expressando com Alessandra Paim - Qual o objetivo? 

Anderson Lima_ tornar a arte acessível, é chegar onde não há circulação da arte esse é o grande objetivo dele. E com essa mudança fazer registro, manter a memória, criar acervo virtual pra manter a memória da cultura local, pra manter um histórico dos artistas e da produção local.  

Expressando com Alessandra Paim - Quais s categorias artísticas que são apresentadas no Kombinado? 

Anderson Lima_ as modalidades artísticas permanentes do projeto é o circo e o cinema. Mas ela é aberta a toda e qualquer modalidade cultural. 

Expressando com Alessandra Paim - Quem pode participar e como participar? 

Anderson Lima_ normalmente eu convido pessoas, convido artistas participantes. Por exemplo, quando eu voltei durante mt tempo eu fiz com artista convidado que é Gabriel Alvarado, um malabarista. Ele foi meu parceiro por muito tempo aqui no MS. E em outro momento eu convidei o Nicolas, Nico Silva que é um músico. E como o edital que fiz foi aprovado e no edital eu coloquei um curador p cada área. E esse curador de música convidou músicos, o curador de circo convidou os artistas de circo. Então eu o montei uma curadoria e eu fiquei só na produção. Ele é um projeto que dependendo do formato do edital que ele aprovar ele vai ter um jeito de construção diferente. Se não tiver edital nenhum eu não tenho como pagar artista nenhum. 

Expressando com Alessandra Paim - Quais foram as apresentações realizadas em Campo Grande e demais localidades? 

Anderson Lima_ nessa última edição o projeto foi gravado no Armazém Cultural e colocado na plataforma Youtube. Mas em Campo Grande já rodamos em alguns bairros de periferia, não lembro ao certo, mas eu lembro mais da cidade de Deus que foi mais marcante e fora isso, ela já rodou, não tenho uma precisão exata de todas as cidades que fiz, pq fiz mtas cidades. Eu vim da Paraíba ao MS apresentando este formato novo com cinema e eu. Então eu fiz vários na Paraíba, na Bahia em PE, no MT em GO e etc.  

Expressando com Alessandra Paim - Qual foi a receptividade do público com o projeto? 

Anderson Lima_ é um projeto que tem muita receptividade. Eu tenho um vídeo no Youtube de crianças perguntando quando voltamos. Eu perguntando vcs gostaram do projeto? e as pessoas falando da importância de um lugar que nunca viu, nunca teve aquilo, nunca viu uma projeção de um cinema, de um filme no meio da rua. Por eu rodar sobretudo em lugar periférico existe essa sensibilidade do público. É um público mais carente, a gente vê a desigualdade cultural que o país tem, o Brasil é um país muito desigual pra receber a cultura também. E o projeto mostra muito isso, como é carente de atrações culturais e os municípios pequenos do Brasil inteiro em qualquer lugar do Brasil. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual o retorno do Projeto Kombinado? 

Anderson Lima_ enquanto artista temos como retorno um carinho muto grande tanto do público que fica mt agradecido, sensibilizado com o que vê. E dos artistas também, eu tive um retorno tão grande dos artistas que me deixa contente e vontade de continuar. Os artistas mandando o depoimento mto agradecidos de ter participado do projeto, foi uma coisa inesperada, mt carinho e muitos satisfeitos com os resultados do projeto. 

Expressando com Alessandra Paim - Projetos Futuros 

Anderson Lima_ eu estou com vontade de voltar a cena e montar um novo trabalho de teatro. Faz mto tempo que não uso a palavra, estou começando a pensar na ideia; ainda não tem nada definido de um espetáculo com fala, espetáculo de teatro, de sala. Por estar com saudades da cena, faz muito tempo que tenho trabalhado na rua, com trabalho gestual sem fala. Portanto, meu projeto futuro seria uma montagem de um espetáculo de sala com palavra.  

Expressando com Alessandra Paim - Lima fale um pouco desse novo formato de apresentações devido a situação mundial que estamos vivendo? Como está sendo as apresentações on-line? 

Anderson Lima_ a gente está aprendendo a lidar com esses lugares. Devido a pandemia o lugar virtual agora se tornou palco para muitos artistas. O que eu observei a cada momento existe uma coisa que modela o público. Então temos um formato muito comum de um trabalho pro outro, muitos vídeos, canais, artistas que tem surgido fazendo uma repetição de coisas. E quando vc vem com algo diferente, parece que a receptividade é menor, apesar do teatro ser mais antigo, do circo ser mais antigo o virtual tem um certo lugar comum atual que os artistas precisam entender ele que não é aquela sala de cinema. E se vc vem com algo muito diferente ele tende a ter um pouco mais de rejeição, uma coisa que eu acho que é completamente normal. E cada artista vê se consegue se adaptar a esse lugar ou não, e se não é o seu lugar mesmo e que volte logo pra aqueles que não se sentirem em casa nas plataformas digitais, terem o seu lugar de afeto com o público presente que não tem nada igual, nada se compara. Que é meu caso por exemplo, eu tenho mta saudade da rua, de aglomerar com aquela roda grande, ver as pessoas sorrindo, fazer o povo feliz. 

Expressando com Alessandra Paim - Onde podemos ver as apresentações do Kombinado? 

Anderson Lima_ as apresentações do Kombinado estão disponíveis no canal do Flor E Espinho Teatro com a playlist só do projeto. 

Expressando com Alessandra Paim - Como é o fluxo de procura dos artistas? Positivo? Conte um pouco. 

Anderson Lima_ eu tive bastante procura de artistas querendo saber se vai ter uma nova edição, como faz pra participar durante as divulgações que eu estava fazendo as gravações ainda antes de lançar os vídeos já definido, que a primeira fase foi gravar e mtas pessoas procurando querendo ter acesso. E estava fechado como disse, coloquei curadores que escolheram pra um novo formato, de repente eu abro um edital, quem sabe, mas por enquanto foi dessa forma. 

Expressando com Alessandra Paim - Quais foram as apresentações mais marcantes que o Kombinado realizou? 

Anderson Lima_ foram 02 momentos que marcaram assim talvez, de forma igual. Uma foi num distrito chamado Carnaíba do Sertão, tem Juazeiro de um lado e Petrolina do outro. Quando eu coloquei a tela, durante a apresentação, chegaram muitos meninos de 12,13 anos de bicicleta e aquilo deu uma mexida em mim, as mães tiraram as meninas e ficaram do outro lado, separaram as meninas de um lado e os meninos do outro. Eu achei estranho aquilo e questionei uma das mães e disseram que era pra evitar gravidez, pq no local tinha um alto índice de gravidez precoce. E foi nessa cidade que eu gravei depoimentos, e o menino chorou pq nunca tinha visto na rua esse trabalho e isso me marcou também. E a outra foi aqui no MS quando retornei, eu fui no distrito também chamado Pontinha do Cocho no Distrito de Camapuã e foi muito legal, foi numa escola e algumas pessoas chegavam a cavalo. E isso foi uma coisa gostosa de ver a população original do lugar com outro formato, descendo dos seus cavalos e formar uma plateia. 

Expressando com Alessandra Paim - Há patrocínio pro projeto? 

Anderson Lima_ viver de arte e sair pra andar é muito difícil. O Brasil ainda não tem uma cultura de valorizar a arte de rua. Pro Brasil ainda quando vai dar uma ajuda pro artista de rua parece uma esmola, a pessoa dá aquela menor moeda que tem. Isso não é a realidade da Europa, nem daqui da América Latina, Argentina, Peru, as pessoas têm uma cultura de rua e pagam bem pro artista de rua. É sempre difícil vc colocar um trabalho na estrada e ele não tem patrocínio, às vezes eu consigo entrar no edital e ser patrocinado, as vezes não. O patrocínio deles é mto esporádico e nós estamos vivendo uma fase baixa de poucos editais e é muito difícil fazer arte no Brasil. 

Expressando com Alessandra Paim - Para poder participar do projeto há algum custo por parte do artista? 

Anderson Lima_ não há custo para participar do projeto pq na verdade eu pago um cachê pra música e pro circo eu havia revisto no projeto esse cachê e paguei os artistas esse ano. Eu pretendo pagar todas as modalidades que participar. 

Expressando com Alessandra Paim - Quais foram os artistas que já passaram pelo Kombinado?  

Anderson Lima_ não vou saber precisar a lista de todos artistas que participaram pq não foi só essa edição agora, foram outras, mta gente passou pelo projeto. 

Expressando com Alessandra Paim - Valorização da cultural a nível Brasil/MS 

Anderson Lima_ a arte do MS ainda é uma arte muito esquecida, não é uma arte mto conhecida a nível de Brasil, estamos aqui na periferia, ainda há um caminho muito grande. Há mtos artistas valorosos em todos os seguimentos, mas ainda um pouco desconhecido do eixo nacional. 

MENSAGEM 

“eu agradeço a participação e o interesse em divulgar o projeto. Eu diria pras pessoas procurar a arte local, valorizar os artistas locais. Eu tive uma surpresa mt grande de muitos artistas que eu não conhecia o trabalho, eu conhecia o artista de ver nas ruas/reuniões e de não conhecer o trabalho deles. E com o projeto eu tive a oportunidade de conhecer escritores maravilhosos, uma produção de cinema boa, músicos incríveis. Eu deixo de mensagem é procure conhecer o artista da terra, valorize, vá ao teatro, pague o ingresso, compre o livro do escritor local, vá ao show do artista da música. O artista precisa do público, e de dinheiro, desse consumo. Nós não somos estimulados a consumir cultura, a comprar cultura, não temos esse hábito de conhecer o que é legal, parece só o que vem de fora que damos espaço,” Anderson Lima. 

REFERÊNCIAS DE PESQUISAS 

"Kombinado" traz cinema, circo, música e literatura; 'recorte da cena atual da cultura' - MS Notícias (msnoticias.com.br) 

Projeto “Kombinado” fomenta a arte e cultura na Capital | Notícias de Campo Grande e MS | Capital News 

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - TV Assembleia traz talento de Ju Souc e toda diversão do projeto Kombinado 

Projeto 'Kombinado' estreia programação online gratuita com mais de 30 artistas locais nesta sexta · Jornal Midiamax (uol.com.br) 

Projeto "Kombinado" inicia gravações com artistas locais (correiodoestado.com.br) 

De circo à literatura, projeto "Kombinado" lança novos vídeos - Artes - Campo Grande News 

Projeto 'Kombinado' que usa várias linguagens inicia as gravações - Diário DigitalDiário Digital (diariodigital.com.br) 

*Jornalismo Independente


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: