Senado aprova proposta do senador Nelsinho Trad de fixar prazo para implantação de rastreamento de remédios
16/12/2021
09:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Por unanimidade, o Senado aprovou, na sessão de quarta-feira (15), o substitutivo do senador Nelsinho Trad ao Projeto de Lei n° 2.552, de 2021, que suspende os prazos para inclusão de medicamentos e desenvolvimento das etapas de implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.
Criado pela Lei nº 11.903, de 14 de janeiro de 2009, o sistema tem, como objetivo, rastrear medicamentos produzidos e comercializados no país em toda a cadeia produtiva, desde a fabricação até o consumo. A lei prevê também que as empresas enviem dados detalhados das transações comerciais realizadas e das negociações com o governo. Dessa forma, o sistema proporciona maior controle da produção, distribuição e logística de medicamentos no Brasil.
A implantação completa do SNCM já foi prorrogada, em 2016. Agora, está prevista para 28 de abril de 2022.
Diante dos impactos do coronavírus na economia e a necessidade de investimentos pelo setor produtivo, importadores e distribuidores, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) propôs o PL 2552/2021, com a justificativa de que "a pandemia prejudicou os prazos de implementação do sistema".
Em seu relatório ao projeto, o senador Nelsinho Trad manteve a suspensão, mas estabeleceu o prazo fixo de três anos, "para que se complete, de uma vez por todas, a implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. Com isso, tanto o setor regulado quanto os órgãos regulatórios, poderão se organizar melhor", explicou o parlamentar.
Ainda de acordo com o relator, senador Nelsinho Trad, a suspensão indefinida, atrelada à emergência em saúde pública, "gera incerteza para todos os envolvidos na produção, distribuição, comercialização, dispensação e prescrição de medicamentos."
A implantação do sistema de rastreamento beneficia profissionais, usuários e, de forma geral, todo o sistema de saúde. Assegura a procedência dos produtos farmacológicos, permite ações mais efetivas de recolhimento de produtos por desvios de qualidade e fortalece o combate ao roubo, à falsificação e ao extravio.
***
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
SIMPI inaugura delegacias presenciais em Mato Grosso do Sul para fortalecer micro e pequenas empresas
Leia Mais
Delcídio do Amaral aposta em nova aliança partidária para atrair descontentes do centro-direita em 2026
Leia Mais
Cruz Vermelha realiza ação de saúde bucal em cinco cidades de MS no Dia Nacional da Saúde Bucal
Leia Mais
Gerson Claro reafirma compromisso da Assembleia Legislativa com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Municípios