Projeto assegura cota em todos concursos do Estado, inclusive para cargos temporários
11/11/2021
11:42
ASSECOM
Para garantir justiça social, igualdade e isonomia nos próximos certames a serem realizados pelo Estado de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), Projeto de Lei que altera o programa de reserva de vagas para negros e para índios, nos concursos públicos, para provimento de cargos efetivos e empregos públicos, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo.
A proposta altera o primeiro parágrafo da Lei 3.594/2008, reservando das vagas oferecidas em todos os concursos, para provimento de cargos e de empregos públicos, temporários ou nos quadros de carreira, cotas de 20% para negros e 3% para índios.
“A razão do processo seletivo simplificado é a seleção de servidores para o âmbito da Administração Pública Estadual e, por isso não deve incidir quaisquer distinção de tratamento para realização de certame. O projeto tem por escopo contemplar todas as formas de contratação de servidores, temporários ou efetivos, no sistema de cotas”, afirmou Amarildo, que ontem abordou na sessão sobre a decisão judicial para o cumprimento das cotas étnico-raciais de negros e indígenas no edital do processo seletivo de professores.
Direito do consumidor
Amarildo Cruz também solicitou à Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MS e ao Procon/MS para que seja apurada uma possível prática lesiva aos consumidores de Mato Grosso do Sul perpetrada pelo agências bancárias.
“Estou preocupado com o atendimento dispensado aos consumidores e peço providência com relação à precária publicidade do funcionamento da unidade bancária. A falta de padronização de horários para funcionamento nas diversas agências colocam em risco o regular atendimento de idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiências, e aqueles mais vulneráveis”, disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad garante proteção para ciência, universidades e orçamento de estados e municípios na regulamentação da reforma tributária
Leia Mais
Empresário acusado de mandar executar motorista de van morre em hospital de Ponta Porã
Leia Mais
Deputado Rinaldo Modesto celebra revogação de decreto que retirava gratificações de professores temporários da Reme
Leia Mais
Portugal aprova nova Lei de Estrangeiros em ritmo acelerado; especialistas apontam riscos a direitos de imigrantes
Municípios