Campo Grande (MS), Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

Política / Justiça

Vorcaro não comparecerá à CPMI do INSS após decisão de André Mendonça

Ministro do STF considerou facultativa a presença do banqueiro, que é investigado no caso das fraudes no Banco Master

21/02/2026

08:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, não participará da audiência prevista para esta segunda-feira (23) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A confirmação foi feita por seu advogado, Roberto Podval, à Agência Brasil.

A ausência está amparada em despacho do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferido na última quinta-feira (19). Na decisão, o magistrado entendeu que o comparecimento do banqueiro às oitivas é facultativo, uma vez que ele figura na condição de investigado no processo que apura irregularidades envolvendo o Banco Master.

Além da CPMI, Vorcaro também estava convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na terça-feira (24). Contudo, a decisão do STF igualmente o desobriga de comparecer a essa audiência.

O presidente da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), confirmou o cancelamento da oitiva por meio de sua assessoria. A pauta da reunião já foi modificada.

Dados de sigilo e compartilhamento com a PF

Em outra deliberação, o ministro André Mendonça determinou que a CPMI volte a ter acesso aos dados oriundos da quebra de sigilo telemático, bancário e telefônico de Daniel Vorcaro. A decisão atendeu a pedido da própria comissão e revogou medida anterior do então relator, ministro Dias Toffoli, que havia determinado o armazenamento do material na presidência do Senado.

Mendonça também estabeleceu que as informações deverão ser encaminhadas à Polícia Federal (PF), responsável pela investigação criminal. Após análise, a corporação deverá compartilhar os dados com a CPMI.

A medida foi classificada por Alfredo Gaspar como uma “vitória da transparência”. Em manifestação pública, o parlamentar afirmou que a decisão fortalece a apuração dos fatos e assegura o fluxo adequado das informações às autoridades competentes.

Operação Compliance Zero

O nome de Daniel Vorcaro passou a ser investigado no âmbito da Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro de 2025 pela Polícia Federal. A investigação apura suposta concessão de créditos fraudulentos pelo Banco Master, além de movimentações relacionadas à tentativa de aquisição da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB).

Segundo as apurações preliminares, o volume de possíveis irregularidades pode alcançar R$ 17 bilhões. As investigações seguem em andamento, com acompanhamento do STF e atuação da Polícia Federal no âmbito criminal.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: