Campo Grande (MS), Sábado, 21 de Fevereiro de 2026

Economia / Logística

Suzano atinge recorde histórico com 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas em Santos

Companhia respondeu por 58,8% das exportações do produto no porto e ampliou capacidade logística com investimentos estruturais

21/02/2026

07:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, registrou em 2025 um novo recorde histórico ao embarcar 5,8 milhões de toneladas de celulose em seus terminais no Porto de Santos (SP). O volume representa um crescimento de 41% em relação a 2024, quando foram movimentadas 4,1 milhões de toneladas.

Segundo dados oficiais do Porto de Santos, a companhia foi responsável por 58,8% de toda a celulose exportada pelo complexo portuário, que encerrou o ano com 9,9 milhões de toneladas exportadas, avanço de 21% frente ao ano anterior.

O desempenho reforça a posição estratégica da empresa no comércio exterior brasileiro e evidencia o papel da logística portuária na sustentação do setor de base florestal.

Esses recordes consecutivos são frutos de uma busca constante para melhorar a nossa eficiência operacional, investimentos robustos na modernização e ampliação dos nossos terminais portuários, aliados à determinação e comprometimento da nossa equipe. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, ao ampliarmos a nossa capacidade logística, estamos contribuindo para o fortalecimento da economia nacional e, principalmente, para a geração de trabalho e renda em todas as regiões em que mantemos operações”, afirmou Renan Volpatto, gerente executivo de Logística da Suzano.

Recorde mensal em dezembro

O melhor desempenho mensal da história da empresa também foi alcançado em dezembro de 2025, quando foram embarcadas 481 mil toneladas de celulose em um único mês. O resultado superou em 2,6% o recorde anterior, registrado em maio de 2025, com 469 mil toneladas.

Os embarques são realizados pelos terminais T32 e DPW, este último operado pela DP World, no Porto de Santos. As estruturas são responsáveis pelo escoamento da produção das fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Ribas do Rio Pardo (MS) e Jacareí (SP).

As duas unidades sul-mato-grossenses somam capacidade produtiva de 5,8 milhões de toneladas por ano, enquanto a planta paulista produz 1,1 milhão de toneladas anuais.

Ampliação da capacidade logística

Para sustentar o aumento da produção e da demanda internacional, a empresa executou um pacote de investimentos em modernização e expansão dos terminais portuários.

As obras elevaram a capacidade média anual de movimentação do complexo em 43,48%, passando de 4,6 milhões para 6,6 milhões de toneladas por ano. A capacidade estática de armazenagem também foi ampliada em aproximadamente 42%, saltando de 162 mil para cerca de 230 mil toneladas.

Além das melhorias no porto, a companhia investiu na ampliação do modal ferroviário, responsável por transportar integralmente a produção das fábricas até Santos.

Com os investimentos nos terminais portuários e no modal ferroviário, reforçamos nosso compromisso com soluções logísticas mais sustentáveis e eficientes. O uso da ferrovia representa a nossa estratégia de otimizar o escoamento e reduzir as emissões de gases, contribuindo diretamente para o meio ambiente e para combater as mudanças climáticas”, concluiu Volpatto.

Perfil corporativo

Com mais de 100 anos de atuação, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das principais fabricantes de papel da América Latina, além de líder no segmento de papel higiênico no Brasil.

A empresa desenvolve produtos a partir de matéria-prima renovável e atende cerca de 2 bilhões de pessoas, o equivalente a aproximadamente 25% da população mundial. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®.

A companhia possui operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, com ações negociadas na B3 (SUZB3) e na Bolsa de Nova York (SUZ).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: