Economia / Logística
Suzano atinge recorde histórico com 5,8 milhões de toneladas de celulose embarcadas em Santos
Companhia respondeu por 58,8% das exportações do produto no porto e ampliou capacidade logística com investimentos estruturais
21/02/2026
07:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Suzano, maior produtora mundial de celulose, registrou em 2025 um novo recorde histórico ao embarcar 5,8 milhões de toneladas de celulose em seus terminais no Porto de Santos (SP). O volume representa um crescimento de 41% em relação a 2024, quando foram movimentadas 4,1 milhões de toneladas.
Segundo dados oficiais do Porto de Santos, a companhia foi responsável por 58,8% de toda a celulose exportada pelo complexo portuário, que encerrou o ano com 9,9 milhões de toneladas exportadas, avanço de 21% frente ao ano anterior.
O desempenho reforça a posição estratégica da empresa no comércio exterior brasileiro e evidencia o papel da logística portuária na sustentação do setor de base florestal.
“Esses recordes consecutivos são frutos de uma busca constante para melhorar a nossa eficiência operacional, investimentos robustos na modernização e ampliação dos nossos terminais portuários, aliados à determinação e comprometimento da nossa equipe. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, ao ampliarmos a nossa capacidade logística, estamos contribuindo para o fortalecimento da economia nacional e, principalmente, para a geração de trabalho e renda em todas as regiões em que mantemos operações”, afirmou Renan Volpatto, gerente executivo de Logística da Suzano.

O melhor desempenho mensal da história da empresa também foi alcançado em dezembro de 2025, quando foram embarcadas 481 mil toneladas de celulose em um único mês. O resultado superou em 2,6% o recorde anterior, registrado em maio de 2025, com 469 mil toneladas.
Os embarques são realizados pelos terminais T32 e DPW, este último operado pela DP World, no Porto de Santos. As estruturas são responsáveis pelo escoamento da produção das fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Ribas do Rio Pardo (MS) e Jacareí (SP).
As duas unidades sul-mato-grossenses somam capacidade produtiva de 5,8 milhões de toneladas por ano, enquanto a planta paulista produz 1,1 milhão de toneladas anuais.
Para sustentar o aumento da produção e da demanda internacional, a empresa executou um pacote de investimentos em modernização e expansão dos terminais portuários.
As obras elevaram a capacidade média anual de movimentação do complexo em 43,48%, passando de 4,6 milhões para 6,6 milhões de toneladas por ano. A capacidade estática de armazenagem também foi ampliada em aproximadamente 42%, saltando de 162 mil para cerca de 230 mil toneladas.
Além das melhorias no porto, a companhia investiu na ampliação do modal ferroviário, responsável por transportar integralmente a produção das fábricas até Santos.
“Com os investimentos nos terminais portuários e no modal ferroviário, reforçamos nosso compromisso com soluções logísticas mais sustentáveis e eficientes. O uso da ferrovia representa a nossa estratégia de otimizar o escoamento e reduzir as emissões de gases, contribuindo diretamente para o meio ambiente e para combater as mudanças climáticas”, concluiu Volpatto.
Com mais de 100 anos de atuação, a Suzano é a maior produtora mundial de celulose e uma das principais fabricantes de papel da América Latina, além de líder no segmento de papel higiênico no Brasil.
A empresa desenvolve produtos a partir de matéria-prima renovável e atende cerca de 2 bilhões de pessoas, o equivalente a aproximadamente 25% da população mundial. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report® e Mimmo®.
A companhia possui operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, com ações negociadas na B3 (SUZB3) e na Bolsa de Nova York (SUZ).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Alerta de tempestades mantém equipes da Energisa mobilizadas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Com Riedel no páreo, apenas nove governadores poderão buscar novo mandato no país
Leia Mais
Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 105 milhões neste sábado
Leia Mais
Confira seu astral para este sábado, 28
Municípios