Política / Justiça
PF aperta cerco a financiadores da fuga de Alexandre Ramagem após prisão em Manaus
Primeira prisão ligada ao caso ocorreu no sábado; deputado deixou o país após condenação por tentativa de golpe de Estado
14/12/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
A Polícia Federal (PF) intensificou as investigações para identificar pessoas que financiaram e ajudaram a organizar a fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) do Brasil. O avanço mais recente ocorreu no sábado (13), com a primeira prisão relacionada diretamente ao caso, em Manaus (AM).
Foi preso Celso Rodrigo de Mello, apontado como filho do garimpeiro de Roraima Rodrigo Cataratas. A ordem de prisão foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso tramita sob sigilo judicial.
Segundo apuração, a PF já reuniu informações sobre pessoas que teriam financiado parcialmente e dado suporte logístico à saída clandestina de Ramagem do país. A prisão em Manaus é considerada um marco inicial da ofensiva da corporação para desarticular a rede de apoio ao parlamentar.
Em setembro, Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. No mesmo mês, ele deixou o Brasil.
De acordo com as investigações, Ramagem viajou de avião até Boa Vista (RR) e, posteriormente, seguiu de carro de forma clandestina, cruzando a fronteira pela Venezuela ou pela Guiana, antes de seguir para os Estados Unidos.
Ramagem mantém vínculos com Roraima, onde atuou como delegado da Polícia Federal. Além disso, sua esposa é procuradora do Estado, o que também é considerado pelas autoridades no contexto da apuração.
A PF trabalha para mapear o fluxo financeiro, os meios de transporte utilizados e os intermediários envolvidos na fuga. Novas diligências e eventuais medidas judiciais não estão descartadas, segundo fontes ligadas à investigação.
“A assessoria de Rodrigo Cataratas esclarece que, neste sábado (13), a Polícia Federal cumpriu, em Manaus (AM), mandado de prisão contra Celso Rodrigo de Mello, filho de Rodrigo Cataratas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito de investigação relacionada à apuração sobre a suposta fuga do deputado federal Alexandre Ramagem.
O caso tramita em sigilo, não há sentença definitiva, e a defesa de Celso já informou que ele é inocente e que a decisão está sendo recorrida.
A assessoria reforça a importância do respeito ao devido processo legal e à presunção de inocência, destacando que qualquer conclusão antecipada não condiz com os fatos.
No momento, não haverá novos pronunciamentos. Eventuais atualizações serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais.
Deus no comando. Fé, trabalho e resistência.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Após ultrassom autorizado pelo STF, médicos recomendam cirurgia para Jair Bolsonaro
Leia Mais
Câmara de Campo Grande troca prédio anexo e reduz em 20% gasto anual com aluguel
Leia Mais
Cantata de Natal encerra a última semana do ano legislativo na Assembleia Legislativa de MS
Leia Mais
Motta desagrada da esquerda à direita, enfrenta ataques de Lira e tenta se equilibrar na presidência da Câmara
Municípios