Previsão do Tempo
Terça-feira será de sol entre nuvens e calor acima dos 37°C em Mato Grosso do Sul
Cemtec prevê tempo firme na maior parte do Estado, mas há chance de pancadas isoladas e ventos fortes no fim do dia
04/11/2025
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
 Após o início da semana com chuva e rajadas de vento, esta terça-feira (4) será marcada pelo retorno do sol e do calor intenso em praticamente todas as regiões de Mato Grosso do Sul, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). A previsão indica céu parcialmente nublado pela manhã e pancadas isoladas de chuva no final do dia, especialmente nas regiões norte e nordeste do Estado.
Em Campo Grande, a temperatura mínima prevista é de 23°C e a máxima pode chegar a 34°C, com períodos de sol e variação de nebulosidade. O ar seco volta a predominar, e a umidade relativa do ar pode cair consideravelmente durante a tarde.
O calor mais intenso deve ocorrer no Pantanal e na região oeste, onde os termômetros podem marcar até 37°C. As máximas são semelhantes em Corumbá (26°C a 37°C), Porto Murtinho (23°C a 37°C) e Aquidauana (24°C a 37°C).
Na região norte, o tempo segue aberto, com mínimas de 22°C e máximas de até 36°C em Coxim, e 20°C a 33°C em Camapuã. No leste, cidades como Paranaíba e Três Lagoas terão sol entre nuvens, com temperaturas variando entre 21°C e 33°C, e 22°C e 32°C, respectivamente.
Já no sul do Estado, o calor também predomina: Dourados registra variação de 21°C a 33°C, Ponta Porã entre 20°C e 33°C, e Iguatemi e Anaurilândia chegam a 34°C e 33°C, respectivamente.
Apesar do predomínio do sol, o Cemtec alerta para pancadas isoladas acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo em alguns pontos, principalmente na metade leste do Estado.
Essas condições são típicas da primavera, quando o ar quente e úmido favorece a formação de instabilidades atmosféricas. Segundo o órgão, o cenário atual está relacionado ao intenso transporte de calor e umidade, além da passagem de cavados em diferentes níveis da atmosfera, que estimulam a formação de nuvens de tempestade.
Os ventos devem soprar de forma variável, predominando do quadrante norte, com intensidade entre 30 e 50 km/h — podendo ultrapassar 50 km/h em pontos isolados.
A tendência é de elevação gradual das temperaturas em todo o Estado, com chuvas mais concentradas a partir de quarta-feira (5), quando novas áreas de instabilidade devem se formar sobre Mato Grosso do Sul.
Enquanto isso, o alerta segue para baixa umidade e calor intenso, característicos da transição entre a primavera e o verão sul-mato-grossense.
Resumo das temperaturas por região
Campo Grande: 23°C a 34°C
Pantanal (Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana): 23°C a 37°C
Norte (Coxim, Camapuã): 20°C a 36°C
Leste (Três Lagoas, Paranaíba): 21°C a 33°C
Sul (Dourados, Ponta Porã, Iguatemi, Anaurilândia): 20°C a 34°C

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeita de Aral Moreira cobra endurecimento no combate ao crime organizado na fronteira de MS
Leia Mais
Ex-presidente da União das Câmaras vai a julgamento por improbidade administrativa
Leia Mais
Capitão Contar defende aliança com Riedel, Tereza e Reinaldo: “Não é hora de dividir para conquistar”
Leia Mais
Hospital de Câncer Alfredo Abrão lança novas alas e anuncia construção de bunker para radioterapia em Campo Grande
Municípios