Interior / Paranhos
Com decisão do STF, Paranhos trocará o prefeito, mas manterá o mesmo vice-prefeito
Heliomar Klabunde reassume o comando do município e Alfredo Soares permanece como vice após reviravolta judicial
26/10/2025
08:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O município de Paranhos, a 440 km de Campo Grande, passará por uma nova mudança política após decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou o resultado das eleições de 2024. A Corte determinou que a vitória de Heliomar Klabunde (MDB) deve ser reconhecida, revertendo o resultado da eleição suplementar realizada em abril deste ano.
Com isso, a cidade trocará o prefeito, mas manterá o mesmo vice-prefeito, Alfredo Soares dos Santos (MDB), de 61 anos, pecuarista e figura conhecida na política local. Soares foi eleito vice tanto na chapa original de Heliomar, em 2024, quanto na eleição suplementar vencida por Hélio Acosta (PSDB).
O julgamento foi concluído na sexta-feira (24) e terminou com placar de 4 a 1 a favor de Heliomar Klabunde. Votaram pela validação da candidatura os ministros André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Nunes Marques, enquanto o relator, Edson Fachin, manteve posição contrária.
Com a decisão, a eleição suplementar perde efeito jurídico, e o mandato legítimo é restituído à chapa original do MDB, composta por Klabunde e Soares.
Heliomar Klabunde, de 65 anos, venceu as eleições municipais de 2024 com 3.609 votos (50,98%), mas não pôde assumir o cargo devido à inelegibilidade reconhecida pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), então, anulou o pleito e convocou nova eleição em abril de 2025, vencida por Hélio Acosta (PSDB), com 4.088 votos (69,41%) contra 1.802 votos (30,59%) de Dr. Jorge (PT).
A decisão do STF, no entanto, restaurou o resultado de 2024 e devolveu o comando do Executivo municipal a Heliomar Klabunde.
Heliomar Klabunde (MDB) – Já foi prefeito de Paranhos por dois mandatos, ambos pelo PSDB. É pecuarista e empresário, com patrimônio declarado de R$ 13,5 milhões. Em 2020, também havia vencido as eleições, mas não assumiu devido a impedimentos judiciais.
Alfredo Soares dos Santos (MDB) – Vice-prefeito reeleito na prática, é pecuarista com patrimônio de R$ 1,7 milhão e considerado um nome de consenso político no município, mantendo boa relação com diferentes grupos partidários.
Heliomar Klabunde contou com o apoio da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, e agora retornará ao comando da Prefeitura de Paranhos pela terceira vez.
Com a reviravolta, o município de pouco mais de 14 mil habitantes entra em uma nova fase política, encerrando um ano de incertezas eleitorais e disputas judiciais que envolveram duas eleições e múltiplas decisões judiciais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli, mesmo após condenação definitiva pelo STF
Leia Mais
Câmara decide suspender Glauber Braga por seis meses e evita cassação do mandato
Leia Mais
Hugo Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo que pode levar à perda do mandato por faltas
Leia Mais
Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Jair Bolsonaro durante período de prisão
Municípios