Política / Gestão Pública
Gestores públicos destacam inovação e desenvolvimento na abertura do 3º Congresso dos Municípios de MS
Iniciativa da Assomasul, com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado, reuniu mais de dois mil participantes e contou com a presença de líderes de 69 municípios
21/10/2025
09:30
SEBRAE
3º Congresso de Municípios reuniu mais de 2 mil participantes no primeiro dia de evento.
Com foco em fortalecer o municipalismo e promover a eficiência na gestão pública, o 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul foi aberto oficialmente na tarde desta segunda-feira (20), no Bosque Expo, em Campo Grande. Organizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), com correalização do Sebrae/MS e apoio do Governo do Estado, o congresso segue até quarta-feira (22) e reuniu mais de dois mil participantes no primeiro dia, com 69 municípios do Estado representados por líderes do executivo.

Neste ano, o evento traz como tema central “Eficiência na Gestão Pública: Saúde, Educação e Assistência Social para o Desenvolvimento dos Municípios de MS” e propõe diálogos sobre políticas públicas e compartilhamento de boas práticas. Na solenidade de abertura, o governador Eduardo Riedel destacou o papel estratégico dos municípios na promoção do desenvolvimento regional e a importância da integração público-privada para auxiliar no processo.

“O Sebrae tem um vínculo muito forte com os municípios e com o próprio Governo do Estado. Como uma instituição que preza pelo bom andamento do ambiente de negócios e pelo desenvolvimento das micro e pequenas empresas, o Sebrae consegue reunir, em um conselho altamente representativo, o setor público e o privado em torno de uma mesma diretriz. Isso faz com que atue lado a lado com as prefeituras, apoiando não só eventos como este congresso, que é fundamental, mas também o trabalho diário de fortalecimento dos municípios — ajudando-os a comprar melhor, gerir melhor e criar condições reais de prosperidade. O Sebrae é peça essencial nesse processo de união e construção de um Mato Grosso do Sul mais desenvolvido”, expôs Riedel.
O Sebrae/MS atua há 32 anos na área de políticas públicas, com o propósito de construir um ambiente mais favorável às micro e pequenas empresas. Uma das ferramentas é o programa Cidade Empreendedora que, desde 2018, já atendeu 57% dos municípios do Estado e, neste ciclo, contempla 36 cidades e conta com um novo parceiro estratégico: o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Por conta da relevância do trabalho realizado pela instituição em prol do desenvolvimento local e pela atuação na correalização do Congresso de Municípios, durante o evento, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, foi homenageado pela Assomasul e Governo do Estado. Na data, ele enfatizou a importância da atuação conjunta com o poder público para o desenvolvimento local e fomento ao empreendedorismo.
“O sucesso do pequeno negócio passa diretamente pela gestão pública. Quando o município atua com transparência, inclui o empresário local nas compras públicas e garante infraestrutura adequada — como estradas para o escoamento da agricultura familiar —, ele transforma o município. O desenvolvimento acontece quando o poder público integra o pequeno negócio, valoriza o empreendedor local e atrai novos investimentos. É exatamente esse o papel do programa Cidade Empreendedora: levar ferramentas que auxiliem as prefeituras a criarem ambientes mais favoráveis aos negócios, melhorando processos, fortalecendo a gestão e impulsionando a economia local”, pontuou Mendonça.

O presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, reforçou o propósito do congresso de integrar os gestores e ampliar o diálogo sobre soluções conjuntas. “Estamos neste Congresso em uma verdadeira soma de esforços — com o Sebrae como correalizador, a Assomasul, o Governo do Estado e todos os parceiros unidos em um único propósito: olhar para as pessoas, para os municípios e promover o desenvolvimento. Aqui discutimos políticas públicas de forma colaborativa, envolvendo também a iniciativa privada e os prefeitos, para que as soluções cheguem de forma prática à ponta. Teremos palestrantes de renome nacional que certamente vão contribuir para ampliarmos nosso conhecimento e aplicarmos essas experiências nas prefeituras e câmaras municipais”, expôs Tomazelli.

A abertura do 3º Congresso de Municípios reuniu lideranças em âmbito municipal, estadual e federal, além de representantes de entidades do setor produtivo e órgãos de controle. Entre as autoridades, estiveram presentes os conselheiros do Sebrae/MS: Sérgio Longen, presidente do Sistema Fiems; Alfredo Zamlutti, presidente da Faems; Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, vice-presidente do Sistema Fiems; Ricardo Senna, secretário executivo da Semadesc; Márcio de Araújo, presidente da Fundect; Artur Falcette, secretário adjunto da Semadesc, Cristiane Bissoni, diretora de Operações da AMEMS; Nilson dos Santos, vice-presidente da Faems; além dos diretores do Sebrae/MS Sandra Amarilha e Tito Estanqueiro.
Conhecimento para fortalecer a gestão pública
Durante a programação do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS marca presença com um stand, além de uma série de ações voltadas ao fortalecimento da gestão pública e ao desenvolvimento local. Nesta terça-feira (21), às 15h, o diretor-superintendente Cláudio Mendonça conduz a palestra “Sebrae Parceiro dos Municípios”, destacando as iniciativas da instituição em apoio aos gestores municipais e a atuação do programa Cidade Empreendedora.
Já na quarta-feira (22), às 14h30, a diretora-técnica Sandra Amarilha participa do painel “Como a liderança feminina influencia na política pública”, apresentando o programa Liderança Adaptativa, voltado a qualificar mulheres em posição de liderança na iniciativa pública e privada, além de contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas e inovadoras.
A programação do congresso segue até o dia 22, com painéis e palestras de grandes nomes nacionais, como Martha Gabriel, Clóvis de Barros Filho e Ricardo Amorim, além de debates sobre reforma tributária, liderança feminina e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável dos municípios.
Mais informações sobre iniciativas realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros estão disponíveis na Central de Atendimento do Sebrae/MS, pelo telefone 0800 570 0800, ou por meio do site ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios