Economia / Cooperativismo
Sicredi destaca impacto positivo do cooperativismo de crédito em encontro nacional com jornalistas
Evento realizado entre 7 e 9 de outubro celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito e reforçou o papel do setor no desenvolvimento regional
15/10/2025
10:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença nacional e mais de 9,5 milhões de associados, promoveu, entre os dias 7 e 9 de outubro, o 10º Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião, em Porto Alegre e Nova Petrópolis (RS). O evento celebrou o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), instituído pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), e ressaltou o impacto social e econômico do cooperativismo no Brasil.
A iniciativa ocorre em um momento especial: a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, o que deve ampliar a visibilidade do movimento no mundo.
Durante o encontro, o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, destacou o compromisso da instituição com o desenvolvimento das comunidades.
“Falamos em ações concretas que geram impacto real na vida das pessoas. Fazemos isso apoiando pequenas e médias empresas, o agronegócio e fortalecendo cadeias de valor, sempre com foco no bem-estar financeiro dos nossos associados e da sociedade”, afirmou.
Bochi enfatizou que a presença de cooperativas de crédito transforma a realidade econômica dos municípios.
“Onde há cooperativas de crédito, há mais desenvolvimento local, mais empregos e mais inclusão financeira. Um estudo da OCB em parceria com a FIPE mostra que a presença dessas instituições pode elevar o PIB per capita municipal em até 10%, aumentar os empregos formais em 15,1% e o número de estabelecimentos comerciais em 15,6%”, destacou.
A gerente de Relações Institucionais da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Clara Maffia, apresentou dados que comprovam a força do setor:
Faturamento total: R$ 757,9 bilhões em 2024;
Empregos diretos: 578 mil postos de trabalho;
Número de cooperados: 25,8 milhões, o equivalente a 12% da população brasileira.
“Quando materializamos em números o impacto positivo das cooperativas, conseguimos demonstrar a importância dessas instituições e o potencial de crescimento ainda maior à medida que ampliam sua atuação”, observou Clara.
Os participantes também visitaram Nova Petrópolis, cidade-símbolo do cooperativismo de crédito no Brasil, onde conheceram a história do movimento iniciado em 1902 pelo padre suíço Theodor Amstad, que fundou a Caixa Rural, atual Sicredi Pioneira.
Durante o roteiro, o grupo visitou associados locais e empreendimentos como o sítio de cogumelos Du Organics, além da Sede e Espaço Sicredi Nova Petrópolis, onde participaram de palestra com o presidente da cooperativa, Tiago Luiz Schmidt.
“Graças à cooperação e aos princípios de cidadania, conseguimos superar juntos desafios como as enchentes de 2024. Essa força coletiva é a essência do cooperativismo”, ressaltou Schmidt.
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento sustentável de seus associados e das regiões onde atua. Com mais de 3 mil agências distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal, oferece soluções financeiras e sociais integradas, baseadas na participação democrática e no fortalecimento comunitário.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli, mesmo após condenação definitiva pelo STF
Leia Mais
Câmara decide suspender Glauber Braga por seis meses e evita cassação do mandato
Leia Mais
Hugo Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo que pode levar à perda do mandato por faltas
Leia Mais
Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Jair Bolsonaro durante período de prisão
Municípios