Economia / Cidadania
Desconto de até 100% na conta de luz: mais de 100 mil famílias de MS ainda podem garantir o benefício da Tarifa Social
Programa federal assegura isenção total para quem consome até 80 kWh/mês e está inscrito no CadÚnico; Energisa leva cadastro a diversas cidades
10/10/2025
10:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Zerar a conta de luz já é realidade para mais de 200 mil famílias em Mato Grosso do Sul, e outras 100 mil ainda podem ter acesso ao benefício, mas não estão cadastradas. O programa Tarifa Social de Energia Elétrica, garantido por lei, concede descontos de até 100% na fatura de energia para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês. O benefício, que vinha sendo aplicado desde julho por meio de medida provisória, foi oficializado nesta quarta-feira (8).
Na área de concessão da Energisa Mato Grosso do Sul, que atende 74 dos 79 municípios do estado, o programa já contempla 211 mil famílias. Destas, cerca de 30 mil estão na faixa de consumo que garante isenção total, inclusive dos tributos federais. A concessionária estima, porém, que ao menos 100 mil famílias ainda não estão devidamente inscritas no CadÚnico, condição essencial para receber o desconto.
O coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz, explica que o cadastro é simples e automático para quem já está no Cadastro Único (CadÚnico). “Ao se inscrever, a família passa automaticamente a ter direito à tarifa social. Isso vale também para quem recebe o BPC, além de indígenas, quilombolas e pessoas eletrodependentes — aquelas que precisam de aparelhos elétricos para sobreviver”, destacou.
Ortiz reforça a importância de manter os dados atualizados no CadÚnico, informando mudanças de endereço e contatos atualizados, como telefone e e-mail. Ele também lembra que mesmo quem consome mais de 80 kWh por mês continua tendo desconto proporcional, ainda que não total. “As famílias que ultrapassam esse limite pagam apenas a parte referente ao excedente, com desconto parcial garantido pela lei”, explicou.
Para ampliar o acesso ao benefício, a Energisa leva o serviço de cadastramento a várias cidades sul-mato-grossenses por meio do projeto “Nossa Energia”. Neste mês, a Unidade Móvel estará em:
Campo Grande, Cassilândia, Ribas do Rio Pardo, Corumbá, Coxim, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti.
Durante as ações, as equipes orientam as famílias sobre o processo de inscrição, documentos necessários e atualização do CadÚnico — passo essencial para garantir o desconto ou a isenção total da conta.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad assegura R$ 1 milhão para iluminação pública em Ponta Porã
Leia Mais
Deputado Vander Loubet é diagnosticado com câncer de próstata em estágio inicial e inicia tratamento com prognóstico favorável
Leia Mais
Polícia desmonta fábrica clandestina de bebidas em São Bernardo ligada à morte de duas pessoas por metanol em SP
Leia Mais
Brasil goleia Coreia do Sul e conquista sua maior vitória sob o comando de Ancelotti
Municípios