Sebrae / Empreendedorismo
EmpreendeFest 2025 recebe mais de 20 mil visitas e gera R$ 300 mil em vendas para empreendedores
A terceira edição do festival, realizada pelo Sebrae/MS, movimentou R$ 54 milhões em expectativas de negócios e celebrou inovação e conexões
09/10/2025
13:15
DA REDAÇÃO
Evento não apenas movimenta a economia, mas une conhecimento, mercado e propósito. Imagens: Messias Ferreira - Sebrae/MS
Do público que buscava conhecimento e inspiração aos empreendedores que ampliaram parcerias comerciais, o EmpreendeFest 2025, promovido pelo Sebrae/MS, reafirmou a relevância como o maior evento de empreendedorismo de Mato Grosso do Sul. Em sua terceira edição, o festival atraiu mais de 10 mil participantes, somando 20 mil visitas no Bosque Expo, em Campo Grande. E a movimentação não ficou restrita à Capital: caravanas de 28 cidades do interior trouxeram cerca de 800 empreendedores, representando mais de 50 municípios do estado.
Com entrada gratuita e uma estrutura que dobrou de tamanho em relação às anteriores, em 2025, o evento teve como mote “Se tá aqui, tá no futuro!”. Em dois dias intensos de programação voltada a quem já empreende e também a quem sonha em abrir o próprio negócio, o público pôde vivenciar uma experiência completa, com palestras apresentando grandes nomes do mercado, capacitações, rodadas de negócios, exposições de produtos e serviços locais e atrações culturais.
Festival que gera negócios e oportunidades reais
Mais do que um evento de inspiração, o EmpreendeFest 2025 se consolidou como um espaço de resultados. No Mercado Sebrae e na Praça de Alimentação, mais de 100 empreendedores locais ampliaram o faturamento e a visibilidade de suas marcas, com R$ 300 mil em vendas diretas durante o festival.
A Rodada de Negócios também movimentou o cenário empresarial. Em apenas dois dias, foram R$ 54 milhões em negociações entre mais de 200 empresas. O primeiro dia foi voltado ao encadeamento produtivo, somando R$ 12,5 milhões em acordos, enquanto o segundo conectou startups e grandes indústrias, com R$ 42 milhões em novas oportunidades de parceria.
EmpreendeFest inova e gera experiências
Se a mensagem do Sebrae/MS era “Se tá aqui, tá no futuro!”, a própria instituição deu o exemplo ao inovar na estrutura e nas experiências do público. Em 2025, o festival expandiu parte das ações para o Shopping Bosque dos Ipês, onde a praça central e o primeiro piso receberam atividades interativas.
Entre as demais novidades, o Palco 360 conquistou o público pela proposta imersiva e pela proximidade entre palestrantes e plateia. Já o aplicativo oficial do evento facilitou o acesso à programação e o agendamento de atividades. O EmpreendeFest 2025 também celebrou a moda autoral sul-mato-grossense com duas experiências complementares: o Camarim Criativo, instalado no foyer do Bosque Expo, onde o público acompanhou os bastidores da produção de moda; e a Vitrine Viva, no piso 1, onde as criações ganharam vida em pessoas que desfilaram pelo festival.
A tecnologia também marcou presença na Arena Games – Geração S, instalada na praça central do Shopping Bosque dos Ipês. O espaço apresentou jogos desenvolvidos em MS e ofereceu uma imersão no universo gamer, com estações completas de experimentação, exposição de casemodes personalizados, clássicos dos videogames e uma área dedicada a jogos de tabuleiro.
Já a programação principal contou com dez grandes nomes nacionais: Rafael Kiso, Karen Brusttolin, Clóvis de Barros, Zico, Diogo Portugal, Kenneth Corrêa, Genesson Honorato, Monique Evelle, Laís Souza e Deborah Secco. O evento também ofereceu experiências complementares. Logo ao lado do palco principal, o Espaço Conexões Inovadoras reuniu painéis sobre ciência e tecnologia, exposição de 40 deep techs e mentorias gratuitas sobre inovação, captação de recursos, marcas e patentes.
E, para quem buscava mais do que inspiração e queria colocar a mão na massa, a programação contou com 12 capacitações gratuitas sobre marketing digital, inteligência artificial, atendimento e vendas.
Compromisso com a sustentabilidade
A sustentabilidade foi um dos eixos da edição, com ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento promoveu gestão de resíduos sólidos, uso de copos reutilizáveis e compensação de 93 toneladas de carbono (CO2) – o equivalente à preservação de 665 árvores por 20 anos. Essas ações reforçaram o compromisso do Sebrae/MS com a responsabilidade social e ambiental.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o saldo é de um evento que não apenas movimentou a economia, mas uniu conhecimento, mercado e propósito. “O EmpreendeFest é sobre pessoas que acreditam, inovam e transformam. E o Sebrae é o parceiro que conecta essas histórias ao futuro”, finaliza.
Desde 2023, o festival é realizado de forma consecutiva, anualmente em outubro, em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5/10). Os pequenos negócios somam mais de 320 mil no estado, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), correspondendo a praticamente 90% dos empreendimentos.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Eleições 2026: surpresas e traições?
Leia Mais
Brasil lança Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia e é elogiado pela ONU por avanço histórico na inclusão humanitária
Leia Mais
Custo da primeira habilitação em Mato Grosso do Sul exige mais de cinco meses de trabalho
Leia Mais
Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF e abre terceira vaga para indicação de Lula
Municípios