Campo Grande (MS), Terça-feira, 16 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Jair Bolsonaro passa mal e é levado às pressas para hospital do DF

Ex-presidente cumpre prisão domiciliar e apresentou queda de pressão, vômito e dores; exames anteriores já apontavam anemia e pneumonia recente

16/09/2025

15:40

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi levado às pressas para o hospital DF Star, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16/9), após passar mal em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar. Um comboio policial e um helicóptero acompanharam a transferência.

Sintomas e atendimento

Fontes próximas informaram que Bolsonaro apresentou queda de pressão arterial, vômito e fortes dores. Ele foi acompanhado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Mais cedo, sua defesa havia protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) um atestado médico referente a exames realizados no fim de semana, que apontaram:

  • anemia por deficiência de ferro;

  • imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração, identificada em tomografia;

  • retirada de oito lesões de pele no tronco e no braço direito;

  • reposição endovenosa de ferro.

Os médicos também recomendaram continuidade do tratamento para hipertensão, refluxo gastroesofágico e medidas preventivas contra broncoaspiração.

Segundo o cirurgião Cláudio Birolin, responsável por parte do acompanhamento, Bolsonaro está “se alimentando mal” e apresenta um quadro de saúde “fragilizado”.

Prisão domiciliar sob questionamento

No dia 15/9, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Penal do DF enviasse relatório detalhado sobre a escolta de Bolsonaro ao hospital, questionando o motivo de não ter havido retorno imediato à residência após um atendimento anterior. O despacho exige dados sobre o veículo usado e a identificação dos agentes envolvidos.

Condenação no STF

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, em processo ligado às investigações do 8 de janeiro.

Na semana passada, a Primeira Turma do STF o condenou a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes relacionados à trama golpista que tentou mantê-lo no poder após a derrota eleitoral de 2022.

Além do ex-presidente, outros sete aliados também foram condenados.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: