Campo Grande (MS), Sexta-feira, 05 de Setembro de 2025

Política / Assembleia Legislativa

ALEMS aprova criação de Diploma e Medalha em Homenagem ao Cooperativismo

Proposta do deputado Professor Rinaldo Modesto valoriza o setor que reúne 660 mil cooperados e gera 15 mil empregos em Mato Grosso do Sul

04/09/2025

12:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou, nesta quinta-feira (4), o Projeto de Resolução nº 024/2025, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), presidente da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo.

A proposta institui o Diploma e a Medalha do Mérito Legislativo em Homenagem ao Cooperativismo, honrarias destinadas a pessoas físicas e jurídicas que se destacarem na promoção e fortalecimento do setor no Estado.

Reconhecimento ao cooperativismo

Com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a iniciativa busca reconhecer a importância das cooperativas como instrumentos de geração de emprego, renda e inclusão social, reforçando seu papel essencial no desenvolvimento econômico e sustentável de Mato Grosso do Sul.

“Essa honraria é uma forma de valorizar quem acredita na força do trabalho coletivo e contribui para o crescimento sustentável do nosso Estado. O cooperativismo é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento social e econômico, e queremos reconhecer aqueles que fazem a diferença nesse setor”, destacou o deputado Rinaldo Modesto.

Ano internacional do cooperativismo

O parlamentar ressaltou que a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional do Cooperativismo, reconhecendo o modelo como alternativa econômica sustentável.

“Aqui no nosso Estado, o cooperativismo é muito forte, já que somos essencialmente agropecuários. Homenagear aqueles que contribuem com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, para nós, é uma honra”, acrescentou Rinaldo.

Números do setor em MS

  • 137 cooperativas ativas no Estado;

  • 660 mil cooperados;

  • 15 mil empregos diretos;

  • 90% dos municípios sul-mato-grossenses contam com pelo menos uma cooperativa.

Os dados evidenciam a força do cooperativismo em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, consolidando o setor como um dos pilares da economia estadual.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: