Política / Assembleia Legislativa
Governo de MS abre caminho para curso de Medicina na UEMS de Dourados
Deputada Lia Nogueira articula implantação; Hospital Regional será referência para atividades acadêmicas e práticas
21/08/2025
21:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul sinalizou positivamente para a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados. A proposta é defendida desde 2023 pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que voltou a reforçar o pedido neste ano junto ao governador Eduardo Riedel (PP).
Atualmente, a UEMS em Dourados oferece apenas o curso de Enfermagem. A chegada da Medicina é considerada estratégica para consolidar o município como polo de formação em saúde.
Em reunião realizada nesta quinta-feira (21), o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, confirmou à deputada que a universidade já possui condições estruturais e acadêmicas para a implantação. Segundo ele, a sinalização positiva do governo foi “decisiva para que o processo avance com segurança”.
A instalação do Hospital Regional de Dourados, que recebeu quase R$ 90 milhões em investimentos e deve iniciar funcionamento ainda em 2025, será peça-chave no projeto. Algumas áreas, como o Centro de Diagnóstico, já estão prontas, e a unidade será administrada por uma organização social especializada.
Para Lia Nogueira, a implantação do curso é uma oportunidade histórica:
“Com o Hospital Regional em funcionamento, é urgente avançar para que Dourados, como sede da UEMS, tenha protagonismo na formação de profissionais de saúde. É um passo necessário e justo para a população.”
Além da Medicina, a parlamentar também pretende formalizar a solicitação para a abertura do curso de Fonoaudiologia, cuja viabilidade já foi confirmada pela UEMS. A demanda por profissionais dessa área é crescente em todo o Estado.
Enquanto o campus de Campo Grande já conta com cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, Dourados segue restrita ao curso de Enfermagem. A chegada de novos cursos poderá ampliar a formação de profissionais e melhorar o atendimento em saúde para toda a região.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bracell inicia construção da fábrica de celulose em Bataguassu em fevereiro de 2026
Leia Mais
Prefeito Marçal Filho recebe comitiva de Memuro, do Japão, em celebração aos 130 anos de relações diplomáticas Brasil–Japão
Leia Mais
FBI faz buscas na casa de John Bolton, ex-conselheiro de Trump e crítico do presidente
Leia Mais
Zanin devolve inquérito da venda de sentenças no TJMS ao STJ
Municípios