Interior / Bataguassu
Governo de MS avança em tratativas para fortalecimento da ZPE de Bataguassu
Secretário Jaime Verruck destaca papel estratégico do polo para atração de investimentos e internacionalização da economia
20/08/2025
21:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo para o fortalecimento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Bataguassu, em fase final de alfandegamento e já regularizada. Na manhã desta quarta-feira (20), o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, participou de videoconferência com o diretor-presidente da EGEZPE, Germano Augusto Pereira e Silva, para alinhar estratégias de desenvolvimento do projeto.
Também acompanharam a reunião a coordenadora de Energias Renováveis da Semadesc, Mamiule de Siqueira, e o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN), Aurélio Rocha.
Com 2 milhões de metros quadrados, a ZPE de Bataguassu foi planejada em um ponto privilegiado, próximo a São Paulo, Paraná, Goiás e Paraguai, além de outros países do Mercosul. A área tem vocação logística para a exportação de produtos do agronegócio e de setores industriais de alto valor agregado.
O secretário Jaime Verruck reforçou o papel da ZPE como motor de crescimento regional:
“Nosso objetivo é trazer a ZPE para dentro do escopo de desenvolvimento econômico do Estado, porque entendemos que ela é um instrumento estratégico para atração de empresas. Em outros estados, as ZPEs já mostraram resultados expressivos, com aumento do PIB local e fortalecimento da economia, e acreditamos que Mato Grosso do Sul também terá esse avanço.”
Entre os atrativos em estudo está a oferta de energia limpa, aproveitando a instalação da unidade da Bracell na região, o que pode estimular a chegada de empresas de tecnologia e data centers. Verruck também destacou o potencial do setor florestal e da celulose como diferencial competitivo.
Com a reforma tributária, as ZPEs foram excepcionalizadas, mantendo vantagens fiscais, cambiais e administrativas. As empresas que se instalarem no polo devem exportar pelo menos 80% da produção.
Em 2024, a Biofaz Sugar foi a primeira indústria a se instalar na ZPE de Bataguassu, abrindo caminho para a chegada de novos empreendimentos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campo Grande recebe etapa do Circuito CAIXA Biomas em homenagem ao Pantanal
Leia Mais
Zanin autoriza retorno de Osmar Jeronymo ao TCE-MS e apenas Ronaldo Chadid segue afastado
Leia Mais
Com tecnologia e inovação, Águas Guariroba garante água todos os dias do ano em Campo Grande
Leia Mais
Zé Teixeira apresenta indicações para melhorias viárias e de infraestrutura em Dourados
Municípios