Economia / Relações Internacionais
Tebet sobre tarifaço: “Estados Unidos não podem se enganar, nosso maior parceiro comercial é a China e a Ásia”
Ministra do Planejamento destaca importância estratégica de ferrovia ligando o Atlântico ao Pacífico e reforça prioridade das exportações para o mercado asiático
08/08/2025
20:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta sexta-feira (8) que, embora o Brasil mantenha relações comerciais estratégicas com os Estados Unidos, a China e o mercado asiático são atualmente os principais parceiros comerciais do país. A declaração ocorre em meio à crise diplomática e comercial provocada pelo tarifaço imposto pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.
O aumento das tarifas foi classificado pelo governo brasileiro como unilateral e fora dos padrões do comércio internacional. Desde o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe vêm buscando abrir canais de diálogo para minimizar os impactos econômicos.
Durante agenda em Rondônia ao lado do presidente Lula, Tebet citou o projeto de uma ferrovia interoceânica que ligará o Atlântico ao Pacífico, passando por diversos estados brasileiros até o porto de Chancay, no Peru, com apoio de investimentos chineses.
“A China vai ser parceira do Brasil em projeto que vai integrar a ferrovia que vai ser a primeira a interligar dois oceanos. [...] Para fazer com que os nossos produtos cheguem mais rápido para a Ásia e tragam os produtos da Ásia para cá”, afirmou a ministra.
O traçado previsto parte da Bahia, atravessa Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, chegando ao litoral peruano.
Tebet ressaltou a importância de manter relações equilibradas com Washington, mas reforçou que a prioridade comercial brasileira está voltada para o mercado asiático.
“No momento em que o multilateralismo está sendo ameaçado, nós temos sim que respeitar os Estados Unidos. Precisamos dos EUA como parceiros comerciais. Mas os Estados Unidos não podem se enganar: o nosso maior parceiro comercial hoje é a China, é a Ásia.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara envia à Corregedoria pedidos de suspensão de 14 deputados após ocupação do plenário
Leia Mais
Multas aplicadas por radares em Campo Grande após contrato vencido podem ser anuladas pela Justiça
Leia Mais
Lia Nogueira cobra reforço na sinalização do anel viário de Dourados para evitar mortes
Leia Mais
Zé Teixeira impulsiona educação, inclusão social e obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul
Municípios