Política / Assembleia Legislativa
Lidio Lopes preside entrega da Medalha do Mérito Advocatício e homenageia 25 advogados em Mato Grosso do Sul
Parlamentar destacou papel essencial da advocacia e reforçou defesa das prerrogativas profissionais
07/08/2025
21:30
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou, na noite desta quinta-feira (7 de agosto), sessão solene para a entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, sob a presidência do deputado estadual Lidio Lopes (sem partido). A cerimônia, alusiva ao Dia do Advogado – comemorado em 11 de agosto –, homenageou 25 profissionais que se destacam no exercício da advocacia no estado.
Durante a solenidade, realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, Lidio Lopes ressaltou a importância da categoria para o sistema de justiça e para a sociedade.
“É uma honra presidir mais uma sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício, principalmente em reconhecimento aos advogados que militam no dia a dia, praticam o bom direito e defendem a justiça”, afirmou.
O parlamentar destacou que o exercício da advocacia é passo essencial para a formação jurídica no Brasil.
“Sem o advogado não há prática do direito. Até mesmo um desembargador precisa passar pela advocacia antes de ingressar no Judiciário”, completou.
Entre os homenageados estava Carlos Adão Nogueira Lopes, presidente da 30ª Subseção da OAB em Iguatemi e parente do deputado.
“O Carlinhos foi o primeiro advogado da família, que hoje já conta com cerca de 15 profissionais. É uma honra poder homenageá-lo nesta casa”, disse Lidio Lopes.
Representando todos os agraciados, Carlos Adão Nogueira Lopes agradeceu o reconhecimento.
“Estamos emocionados, pois essa homenagem valoriza o advogado sul-mato-grossense e demonstra o respeito da Assembleia Legislativa à advocacia”, destacou.
Em seu discurso, Lidio Lopes alertou para desafios enfrentados pela categoria.
“Às vezes nos assustamos com mudanças que afetam as prerrogativas dos advogados. Sempre tivemos a nossa OAB na defesa dessas garantias”, enfatizou.
A mesa oficial contou com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de MS, desembargador Carlos Eduardo Contar; e da vice-presidente da OAB-MS, Marta do Carmo Taques.
A medalha homenageia Jorge Antônio Siufi (1932-2011), advogado e ex-presidente da OAB-MS, que também atuou como promotor de Justiça, procurador-geral do Estado e compositor da letra do Hino de Mato Grosso do Sul.
Seu neto, o advogado Vinicius Castro Siufi, um dos homenageados, ressaltou a importância do legado familiar.
“A Medalha do Mérito Advocatício que leva seu nome é reflexo vivo de sua vida: advocacia comprometida com valores, com a defesa do cidadão e com o respeito às instituições”, declarou.
Encerrando a cerimônia, Lidio Lopes citou o livro de Eclesiastes:
“Tudo que vier às mãos para fazer, faça conforme as tuas forças. Nós não levamos nada dessa vida, mas deixamos um legado e construímos uma história. Doutores, escrevam a sua história e deixem seu legado na advocacia de Mato Grosso do Sul”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Tebet sobre tarifaço: “Estados Unidos não podem se enganar, nosso maior parceiro comercial é a China e a Ásia”
Leia Mais
Câmara envia à Corregedoria pedidos de suspensão de 14 deputados após ocupação do plenário
Leia Mais
Multas aplicadas por radares em Campo Grande após contrato vencido podem ser anuladas pela Justiça
Leia Mais
Lia Nogueira cobra reforço na sinalização do anel viário de Dourados para evitar mortes
Municípios