Política / Justiça
Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares
STF impõe tornozeleira eletrônica e restrições severas após descumprimento de medidas cautelares por uso indireto de redes sociais
04/08/2025
17:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A medida inclui o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de visitas (exceto por familiares e advogados) e recolhimento de celulares em sua residência oficial, em Brasília.
A decisão foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares anteriormente impostas, que proibiam Bolsonaro de utilizar redes sociais próprias ou de terceiros. Segundo Moraes, o ex-presidente teria driblado a ordem judicial ao utilizar perfis de aliados, incluindo os dos filhos parlamentares, para divulgar mensagens com conteúdo político considerado ofensivo ao STF.
“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Messias Bolsonaro”, afirmou o ministro em seu despacho.
O episódio mais recente aconteceu neste domingo (3), durante manifestações pró-Bolsonaro em diversas cidades. No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) colocou o pai no viva-voz para falar ao público e depois publicou o vídeo da ligação em suas redes sociais. Na gravação, o ex-presidente diz:
“Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos.”
“As condutas de JAIR MESSIAS BOLSONARO desrespeitando, deliberadamente, às decisões proferidas por esta SUPREMA CORTE, demonstra a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu, mesmo com a imposição de medidas cautelares diversas da prisão”, escreveu Moraes.
Prisão domiciliar em Brasília;
Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica;
Proibição de visitas (exceto familiares e advogados);
Proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana;
Recolhimento de celulares disponíveis na residência;
Proibição de uso de redes sociais próprias ou de terceiros.
A Polícia Federal realizou busca na casa do ex-presidente na tarde desta segunda-feira para recolher dispositivos eletrônicos.
Moraes argumenta que, mesmo fora das redes, Bolsonaro mantém “influência ativa” no ambiente digital e age com “intenção clara de continuar instigando ataques ao Judiciário e incentivando narrativas de ruptura democrática”.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Leia Mais
CPMI do INSS prende presidente da Conafer por falso testemunho em investigação sobre fraudes previdenciárias
Leia Mais
Bolsa Família conclui pagamentos de setembro para 182,3 mil famílias em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Assembleia Legislativa de MS vota dez propostas na sessão desta terça-feira
Municípios