Política / Justiça
Justiça mantém prisão de Claudinho Serra; ex-vereador é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro
2ª Câmara Criminal do TJMS rejeita habeas corpus por unanimidade e reforça indícios de continuidade do esquema investigado pela Operação Tromper
08/07/2025
13:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O ex-vereador de Campo Grande e ex-secretário de Fazenda de Sidrolândia, Claudinho Serra, continuará preso preventivamente. A decisão unânime foi tomada nesta terça-feira (8) pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que rejeitou o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.
A relatoria ficou a cargo do desembargador José Ale Ahmad Netto, que foi acompanhado em seu voto pelo juiz Alexandre Corrêa Leite e pelo desembargador Jairo Roberto de Quadros. O colegiado concluiu que há elementos suficientes para a manutenção da prisão, diante da gravidade dos fatos e da suspeita de continuidade delitiva mesmo após fases anteriores da Operação Tromper.
Alvo da 4ª fase da operação do Ministério Público Estadual, Claudinho Serra está preso desde 5 de junho. A investigação aponta que, mesmo usando tornozeleira eletrônica, ele teria mantido atuação ativa no esquema criminoso instalado na Prefeitura de Sidrolândia, onde sua sogra, Vanda Camilo (PP), exercia o cargo de prefeita.
Segundo o Ministério Público, o ex-vereador recebia propina equivalente a 3% do valor pago a empreiteiras, totalizando milhões de reais desviados. Parte do dinheiro, conforme as apurações, era destinado a assessores, ao pai — Cláudio Jordão de Almeida Serra — e utilizado em despesas da esposa, a médica Mariana Camilo de Almeida Serra.
“A permanência da prisão se justifica diante do risco de reiteração criminosa e da necessidade de assegurar a ordem pública”, apontou o relator no voto.
O juiz Bruce Henrique Bueno dos Santos Silva, da Vara Criminal de Sidrolândia, já havia aceitado, no mês passado, a denúncia do MPE contra Claudinho por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. No total, 14 pessoas se tornaram rés, incluindo sua esposa e o pai.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios