Infraestrutura / Desenvolvimento
Coronel David articula retomada das obras na MS-214 para impulsionar setor produtivo no Pantanal do Paiaguás
Rodovia estratégica será concluída em etapas até 2026, com impacto direto na logística, produção e acesso a serviços básicos
30/06/2025
12:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de fortalecer o escoamento da produção agropecuária e melhorar a mobilidade no Pantanal do Paiaguás, o deputado estadual Coronel David (PL) articulou junto ao Governo de Mato Grosso do Sul a retomada das obras na rodovia MS-214, considerada estratégica para a integração da região com os demais polos do estado. A iniciativa é uma resposta à demanda urgente de produtores rurais e comunidades locais que enfrentam isolamento e dificuldades logísticas.
Nesta segunda-feira (30), Coronel David esteve reunido com os produtores Elvio Rodrigues e Maurício Sarto, o secretário de Infraestrutura Guilherme Alcântara, e o diretor-presidente da Agesul, Mauro Rondon, para tratar da continuidade das obras. Segundo o governo, um dos lotes já está em retomada, com 59 quilômetros a serem finalizados ainda em 2025, além da previsão de início da drenagem do lote seguinte.
“A MS-214 é uma rodovia muito importante no Pantanal. Vamos concluir um lote neste ano e dar andamento ao segundo em 2026”, afirmou Guilherme Alcântara.
Maurício Sarto, proprietário da Fazenda São Jorge, reforçou que a obra trará impactos significativos para a vida no Pantanal.
“Hoje, o gado sai a pé, e o acesso é possível apenas com trator ou avião. Essa obra muda completamente nossa realidade. Vai beneficiar o transporte, a escola com 60 crianças em internato, e melhorar a vida dos funcionários e moradores.”
Coronel David reiterou seu compromisso com as regiões mais remotas do estado, afirmando que a estrada representa dignidade, desenvolvimento e justiça social para o Pantanal.
“Vamos seguir cobrando e acompanhando cada etapa dessa obra. A MS-214 é vital não só para o agro, mas também para garantir acesso à saúde, educação e segurança a quem vive longe dos centros urbanos.”
Além da importância logística, a MS-214 deve futuramente se conectar com o estado de Mato Grosso, por meio de uma ponte entre os pantanais sul-mato-grossense e mato-grossense, na região de Porto Jofre, fomentando turismo ecológico e integração econômica interestadual.
Por ora, os esforços estão concentrados no cascalhamento e na finalização do aterro, etapas que permitirão condições mínimas de tráfego para atender demandas emergenciais da população local e do setor produtivo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gerson Claro vê filiação de Riedel ao Progressistas como marco de governabilidade em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Em ato de filiação de Eduardo Riedel, Tereza Cristina promete bancada federal ‘raiz’ do Progressistas em 2026
Leia Mais
Prefeitura de Dourados decreta corte de gastos para enfrentar queda de arrecadação
Leia Mais
Eduardo Riedel oficializa filiação ao PP e destaca alinhamento de valores para o futuro do Brasil
Municípios