Infraestrutura / Desenvolvimento
Coronel David articula retomada das obras na MS-214 para impulsionar setor produtivo no Pantanal do Paiaguás
Rodovia estratégica será concluída em etapas até 2026, com impacto direto na logística, produção e acesso a serviços básicos
30/06/2025
12:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Com o objetivo de fortalecer o escoamento da produção agropecuária e melhorar a mobilidade no Pantanal do Paiaguás, o deputado estadual Coronel David (PL) articulou junto ao Governo de Mato Grosso do Sul a retomada das obras na rodovia MS-214, considerada estratégica para a integração da região com os demais polos do estado. A iniciativa é uma resposta à demanda urgente de produtores rurais e comunidades locais que enfrentam isolamento e dificuldades logísticas.
Nesta segunda-feira (30), Coronel David esteve reunido com os produtores Elvio Rodrigues e Maurício Sarto, o secretário de Infraestrutura Guilherme Alcântara, e o diretor-presidente da Agesul, Mauro Rondon, para tratar da continuidade das obras. Segundo o governo, um dos lotes já está em retomada, com 59 quilômetros a serem finalizados ainda em 2025, além da previsão de início da drenagem do lote seguinte.
“A MS-214 é uma rodovia muito importante no Pantanal. Vamos concluir um lote neste ano e dar andamento ao segundo em 2026”, afirmou Guilherme Alcântara.
Maurício Sarto, proprietário da Fazenda São Jorge, reforçou que a obra trará impactos significativos para a vida no Pantanal.
“Hoje, o gado sai a pé, e o acesso é possível apenas com trator ou avião. Essa obra muda completamente nossa realidade. Vai beneficiar o transporte, a escola com 60 crianças em internato, e melhorar a vida dos funcionários e moradores.”
Coronel David reiterou seu compromisso com as regiões mais remotas do estado, afirmando que a estrada representa dignidade, desenvolvimento e justiça social para o Pantanal.
“Vamos seguir cobrando e acompanhando cada etapa dessa obra. A MS-214 é vital não só para o agro, mas também para garantir acesso à saúde, educação e segurança a quem vive longe dos centros urbanos.”
Além da importância logística, a MS-214 deve futuramente se conectar com o estado de Mato Grosso, por meio de uma ponte entre os pantanais sul-mato-grossense e mato-grossense, na região de Porto Jofre, fomentando turismo ecológico e integração econômica interestadual.
Por ora, os esforços estão concentrados no cascalhamento e na finalização do aterro, etapas que permitirão condições mínimas de tráfego para atender demandas emergenciais da população local e do setor produtivo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bataguassu retoma atendimentos com urologista e zera fila de espera de 56 pacientes
Leia Mais
Governo brasileiro atende pedido da família e autoriza nova autópsia no corpo de Juliana Marins
Leia Mais
Cristina Mortágua faz apelo nas redes sociais: “Fui expulsa de casa, estou cheia de bicho e sem comida”
Leia Mais
Bolsonaro articula ‘poder paralelo’ no Senado para confrontar STF, mesmo fora da Presidência
Municípios