Política / Assembleia Legislativa
Pedro Kemp critica Bolsonaro após depoimento no STF: “Chamava Moraes de canalha e agora virou um gatinho”
Deputado estadual afirma que ex-presidente abandonou seguidores e tenta se livrar da responsabilidade sobre atos golpistas de 8 de janeiro
11/06/2025
11:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Pedro Kemp (PT) criticou duramente, nesta quarta-feira (11), o comportamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), destacando a mudança de postura do ex-chefe do Executivo e sua tentativa de se desvincular dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Kemp ironizou:
“Era um leão em praça pública chamando o ministro Alexandre de Moraes de canalha, e ontem virou um gatinho”.
Durante o interrogatório, Bolsonaro negou ter incitado ou participado da tentativa de golpe e classificou como “malucos” os apoiadores que pediram intervenção militar e o retorno do AI-5. A declaração foi vista por Kemp como uma traição à base bolsonarista:
“Quero falar para todas as pessoas que vestiram a camisa e foram para frente dos quartéis: a vocês, ele chamou de malucos. Quero me solidarizar com todos os patriotas, porque vocês embarcaram numa barca furada, com líder falso e agora repensem quem vão seguir”, declarou.
Kemp também criticou o silêncio de generais como Augusto Heleno, que se calaram durante seus depoimentos ao STF, utilizando o direito constitucional de não produzir provas contra si.
“Queriam acabar com a Constituição, quebrar o Estado Democrático de Direito, e agora usam as ferramentas constitucionais para se proteger. Se tivesse havido o golpe, o general teria sido colocado no pau de arara, como a ditadura fez em 1964”, afirmou o parlamentar.
O deputado fez referência ao documentário brasileiro “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Documentário Internacional, e sugeriu que a obra deve servir como alerta:
“Que sirva de ensinamento pedagógico, para que nunca mais nenhum canalha queira usar um posto no poder para dar um golpe. O filme mostrou como funcionava: pessoas eram mortas e desapareciam. Que a história seja passada a limpo.”
O pronunciamento do deputado Pedro Kemp pode ser assistido na íntegra pelo YouTube oficial da ALEMS.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gerson Claro vê filiação de Riedel ao Progressistas como marco de governabilidade em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Em ato de filiação de Eduardo Riedel, Tereza Cristina promete bancada federal ‘raiz’ do Progressistas em 2026
Leia Mais
Prefeitura de Dourados decreta corte de gastos para enfrentar queda de arrecadação
Leia Mais
Eduardo Riedel oficializa filiação ao PP e destaca alinhamento de valores para o futuro do Brasil
Municípios