Infraestrutura / Transporte
Deputado Lidio Lopes solicita ao DNIT implantação de rotatória entre Mundo Novo e Japorã
Indicação visa reduzir acidentes e melhorar mobilidade na BR-163, em trecho estratégico do Conesul de Mato Grosso do Sul
11/06/2025
08:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Lidio Lopes (Patriota) encaminhou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Mato Grosso do Sul uma indicação formal solicitando a construção de uma rotatória no entroncamento da BR-163 com a via de acesso entre os municípios de Mundo Novo e Japorã. O documento foi protocolado na terça-feira (10) e direcionado ao superintendente regional do DNIT, Euro Nunes Varani.
À medida que você busca aumentar em um trecho com fluxo constante de veículos, incluindo caminhões, ônibus escolares, motocicletas e automóveis. Segundo o parlamentar, a falta de um dispositivo de conversão adequado torna o cruzamento perigoso para motoristas e pedestres, aumentando o risco de acidentes.
“Trata-se de uma ação preventiva e corretiva que visa mitigar acidentes e melhorar o acesso entre os dois municípios,” justificou Lidio Lopes na indicação.
No documento, o deputado argumenta que a implantação da rotatória segue as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997) e é uma solução eficaz e reconhecida para organização do fluxo viário, contribuindo para a fluidez do tráfego e redução de colisões.
Além da segurança, o projeto também tem impacto direto na mobilidade regional e na economia, ao facilitar o escoamento da produção local e melhorar o acesso da população a serviços essenciais.
A proposta:
Atende a uma demanda legítima da comunidade local;
Representa investimento em infraestrutura segura e funcional;
Está alinhada ao princípio da eficiência administrativa, previsto na Constituição Federal.
Com o encaminhamento da indicação, o DNIT será responsável por avaliar a viabilidade técnica da obra e definir os estudos e etapas necessárias para sua implementação. A iniciativa reforça o compromisso do deputado com a infraestrutura viária no interior do Estado, especialmente não com, uma das regiões com maior movimentação de cargas e trânsito intermunicipal de Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Zé Teixeira solicita reconhecimento de calamidade pública em Ivinhema após destruição causada por chuvas intensas
Leia Mais
Assembleia autoriza empréstimo de US$ 80 milhões para garantir PPP do Hospital Regional de MS
Leia Mais
Hospital de Dourados poderá ter UTI “inteligente” de padrão chinês financiada pelo Banco do Brics
Leia Mais
Lei de Hashioka amplia Política Estadual de Reciclagem e inclui pneus inservíveis em Mato Grosso do Sul
Municípios