Agricultura / Desenvolvimento Rural
Zeca do PT cobra criação de fundo garantidor para crédito fundiário de agricultores familiares em MS
Deputado quer respostas sobre andamento do projeto discutido com Sudeco e Sudam e defende transparência no apoio ao setor rural
04/06/2025
12:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O deputado estadual Zeca do PT apresentou nesta quarta-feira (4) um requerimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) cobrando informações oficiais sobre o andamento do projeto de lei que deve instituir um fundo garantidor de crédito fundiário destinado aos agricultores familiares do estado.
Segundo o parlamentar, a iniciativa é fundamental para facilitar o acesso de pequenos produtores rurais ao crédito, especialmente por meio de cooperativas.
“Precisamos entender como está o andamento deste projeto, uma vez que a reunião de 2024 contou com a participação de representantes do Governo do Estado, da Sudeco e instituições financeiras”, afirmou Zeca do PT.
Em novembro de 2023, a ALEMS realizou uma reunião sobre o tema com a presença de Sibá Machado, chefe do escritório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) em Brasília. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de implantar em MS um modelo semelhante ao Garanticcop, já em operação em outras regiões do país. O programa prevê um fundo garantidor para cooperativas da agricultura familiar, facilitando a contratação de financiamentos.
O pedido de esclarecimento apresentado por Zeca foi encaminhado oficialmente para:
Governador Eduardo Riedel
Secretário da Casa Civil, João Eduardo Barbosa Rocha
Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia
Zeca defende que os agricultores familiares têm direito a saber em que estágio está o projeto e quais medidas estão sendo tomadas para tornar realidade uma política pública que pode transformar o acesso ao crédito no campo:
“É um compromisso com a transparência e com a agricultura familiar, que precisa de apoio concreto para crescer e se fortalecer em Mato Grosso do Sul.”
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Plano B no bolsonarismo: Eduardo pode apoiar Flávio para a Presidência em 2026
Leia Mais
Pix faz 5 anos: ferramenta transforma o sistema financeiro, bate recordes e prepara novas funcionalidades
Leia Mais
Inscrições para concurso da Caixa vão até 8 de dezembro; MS tem 8 vagas para engenheiro civil
Leia Mais
Jovens, não desistam! Nada está perdido
Municípios