Educação / Políticas Públicas
Fundação Bracell defende mais atenção à Educação Infantil no novo Plano Nacional de Educação
Organização destaca retorno estratégico dos investimentos na primeira infância e cobra prioridade na formulação do PNE 2024–2034
08/05/2025
15:15
BRACELL
DA REDAÇÃO
diretora de Advocacy e Comunicação, Alejandra Meraz Velasco
A Fundação Bracell alertou para a necessidade urgente de priorizar a Educação Infantil na construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), atualmente em debate na Câmara dos Deputados. A manifestação ocorreu durante reunião no último dia 30 de abril, em Brasília, promovida pela Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) com a Comissão Especial do PNE.
Representando a fundação, a diretora de Advocacy e Comunicação, Alejandra Meraz Velasco, ressaltou que a primeira infância continua sendo negligenciada nas políticas públicas educacionais, apesar de vastas evidências de que investimentos nessa fase geram os maiores retornos sociais e individuais.
“A Educação Infantil segue sendo uma das etapas menos valorizadas no debate técnico, na alocação orçamentária e na estrutura institucional, mesmo sendo a base para o desenvolvimento humano”, afirmou a diretora.
A Comissão Especial do PNE, instalada em 29 de abril e presidida pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), tem a missão de analisar o documento proposto pelo Ministério da Educação (MEC), que define 18 objetivos, 58 metas e 252 estratégias para orientar a Educação Básica e Superior no Brasil pelos próximos dez anos. A proposta foi construída com participação do Congresso, sociedade civil, estados, municípios e conselhos de educação.
Outro avanço citado durante o encontro foi a definição do deputado Rafael Brito (MDB-AL) como relator do Projeto de Lei Complementar do Sistema Nacional de Educação (PLP 235/19), considerado essencial para viabilizar a implementação prática do novo plano.
Alejandra Velasco também destacou que os benefícios da Educação Infantil vão além do longo prazo, impactando diretamente o bem-estar de crianças e bebês no presente. Ela citou a importância de normativas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução nº 1 de 2024 do Conselho Nacional de Educação (CNE) como referências para orientar as metas do novo plano.
A diretora reforçou que a qualidade nessa etapa é multifatorial e exige atenção à formação de professores, infraestrutura, metodologias pedagógicas e articulação com as famílias.
Com sede em São Paulo e atuação nacional, a Fundação Bracell tem como um de seus pilares estratégicos a promoção da qualidade na Educação Infantil, especialmente na pré-escola. A organização atua em parceria com governos, universidades e instituições do terceiro setor, focando em soluções voltadas para a primeira infância e desenvolvimento de lideranças.
“Nosso trabalho é ajudar a garantir que toda criança possa desenvolver plenamente seu potencial, contribuindo para um país mais justo, saudável e próspero”, concluiu a diretora.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PL oficializa nova diretoria em Mato Grosso do Sul com Reinaldo Azambuja na presidência
Leia Mais
Senador Nelsinho Trad recebe Diploma de Honra ao Mérito do Governo do Japão
Leia Mais
Coronel David propõe Utilidade Pública Estadual ao Instituto Pedro Arantes em Três Lagoas
Leia Mais
Ciro Nogueira atribui “prejuízo gigantesco” a Eduardo Bolsonaro e afirma que Centrão vai comandar campanha da direita em 2026
Municípios