Desenvolvimento / Gestão Pública
Mais de 60 municípios discutem modernização das licitações e inclusão de pequenos negócios em congresso realizado em MS
Evento estadual debate a Nova Lei de Licitações e fortalece o papel das micro e pequenas empresas no desenvolvimento econômico local
07/05/2025
10:00
SEBRAE
DA REDAÇÃO
Autoridades durante abertura oficial do Licicomp, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo ©Messias Ferreira - Sebrae/MS
Com foco na modernização das compras públicas e no fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPEs) como agentes do desenvolvimento regional, teve início nesta terça-feira (6), em Campo Grande, o Licicomp – 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas. O evento reúne representantes de 64 municípios sul-mato-grossenses e segue até quinta-feira (8), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
A programação tem como base a Lei nº 14.133/2021 – nova legislação nacional de licitações –, e busca capacitar gestores públicos, pregoeiros, auditores, procuradores e membros de comissões de licitação sobre os novos desafios legais e operacionais do setor.
O governador Eduardo Riedel destacou, na abertura, que a modernização da gestão pública passa diretamente pelo fortalecimento da área de compras:
“Temos feito um conjunto de investimentos em todas as áreas de política pública. A parceria com os municípios é essencial, e a área de licitações é uma das mais estratégicas nesse processo”, afirmou.
O Sebrae/MS, correalizador do evento ao lado do Governo do Estado e do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), tem papel central na capacitação de empreendedores e no apoio aos municípios para tornar os processos mais acessíveis aos pequenos negócios.
“O setor público é, em muitos municípios, o maior comprador local. Não podemos deixar os pequenos negócios de fora. São quase 300 mil famílias empreendendo em MS”, afirmou Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.
A legislação vigente prevê medidas específicas para favorecer MPEs em licitações, e o Sebrae atua como ponte entre os empreendedores e o poder público.
O Licicomp é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), com apoio institucional da Assembleia Legislativa (ALEMS), Assomasul, Defensoria Pública (DPGE-MS), Ministério Público (MPMS), Tribunal de Contas (TCE-MS) e Tribunal de Justiça (TJMS).
O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, enfatizou que planejamento e eficiência nas compras são essenciais para transformar recursos em políticas públicas efetivas nos municípios.
Já o secretário nacional do MGI, Roberto Pojo, destacou que o evento também marca o início da primeira oficina regional da Estratégia Nacional de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável, destacando o papel estratégico do Estado como comprador e indutor de crescimento sustentável.
Durante o congresso, serão realizadas palestras, oficinas técnicas e painéis temáticos voltados a profissionais que atuam direta ou indiretamente com licitações, com foco na eficiência, transparência e inovação nas contratações públicas.
Para mais informações sobre como participar de licitações públicas ou capacitações promovidas pelo Sebrae/MS, os interessados podem acessar:
📞 0800 570 0800
🌐 ms.sebrae.com.br
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Veja os números sorteados na Dupla Sena, Mais Milionária, Super Sete e outras nesta quarta (7)
Leia Mais
Empresa é alvo de ação judicial por crime ambiental em Itaporã após denúncia de Lia Nogueira
Leia Mais
Moraes marca para 19 de maio depoimentos de testemunhas do núcleo de Bolsonaro na trama golpista
Leia Mais
Eleitores têm até 19 de maio para regularizar título e evitar cancelamento
Municípios