Campo Grande (MS), Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

Política / Assembleia Legislativa

Projeto de lei propõe equiparar pessoas transplantadas às com deficiência em MS

Deputado Paulo Duarte quer garantir direitos e inclusão para pacientes em tratamento contínuo

24/04/2025

15:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Começou a tramitar nesta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei 97/2025, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB). A proposta visa equiparar pessoas transplantadas a pessoas com deficiência, assegurando a esses pacientes o acesso a direitos e políticas públicas que melhorem sua qualidade de vida.

Justificativa do projeto

De acordo com o texto apresentado por Paulo Duarte, muitos transplantados enfrentam limitações permanentes, mesmo após a cirurgia, devido à necessidade de uso contínuo de imunossupressores e acompanhamento médico rigoroso. Essas condições, embora restritivas, muitas vezes não são reconhecidas oficialmente como impedimentos, dificultando o acesso a benefícios sociais e inclusão no mercado de trabalho.

É preciso combater o preconceito e criar condições para que esses cidadãos tenham oportunidades de inclusão, especialmente no mercado de trabalho”, afirmou Paulo Duarte.

Critérios e avaliação

A proposta prevê a equiparação legal apenas nos casos de diagnóstico médico que comprove condição crônica resultante do transplante, capaz de gerar impedimentos de longo prazo, sejam eles físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais. Para isso, o paciente deverá apresentar laudo médico, que será avaliado por órgão competente do Estado.

Base legal e impacto

O projeto tem como base a Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), que define os critérios para reconhecimento legal da deficiência e promove a inclusão social e a igualdade de oportunidades.

Se aprovado, o projeto entra em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: