Política / Defesa
De oficial médico do Exército a presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad é homenageado pela Escola Superior de Guerra
Senador sul-mato-grossense recebeu certificado por sua atuação no Congresso e reforçou a importância da cooperação entre as Forças Armadas e o Legislativo
09/04/2025
17:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, foi homenageado nesta terça-feira (9) pela Escola Superior de Guerra (ESG), durante conferência com estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD). O parlamentar recebeu um certificado de agradecimento pela contribuição de sua atuação legislativa às pautas estratégicas de defesa nacional.
A cerimônia simboliza o reconhecimento institucional da ESG à integração entre o Congresso Nacional e a formação de quadros militares e civis voltados à segurança e à soberania nacional.
Com histórico de atuação nas Forças Armadas, Nelsinho relembrou seu período como oficial médico do Exército Brasileiro em Campo Grande (MS), logo após concluir a especialização em urologia no Rio de Janeiro.
“Foi um período de muito aprendizado que me mostrou a importância da atividade militar não só para a minha vida, como também para o nosso país”, declarou o senador durante o evento.
A homenagem foi entregue por um dos estagiários do CSD, que destacou o valor da experiência legislativa no processo de formação de lideranças militares:
“A possibilidade de conhecer a estrutura do Congresso Nacional no contexto da defesa é uma oportunidade única. Isso mostra que os assuntos de defesa não são exclusivos de civis ou militares — são temas amplos, que exigem diálogo institucional e visão estratégica”, afirmou o estagiário.
À frente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Nelsinho Trad tem promovido uma política externa voltada ao fortalecimento diplomático, à expansão comercial e à cooperação em regiões de fronteira.
Um dos focos do parlamentar é consolidar Mato Grosso do Sul como polo logístico e exportador, aproveitando sua posição geográfica estratégica — o estado faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Projetos como a Rota Bioceânica e o fortalecimento da integração sul-americana são bandeiras defendidas por Trad na CRE, com potencial de ampliar a presença internacional do Brasil e desenvolver economicamente a região Centro-Oeste.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Republicanos desiste de federação com MDB e projeta chapas próprias para 2026
Leia Mais
Prefeita Adriane Lopes celebra recorde de instituições no desfile dos 126 anos de Campo Grande
Leia Mais
Deputado Rinaldo homenageia Campo Grande pelos 126 anos e reforça compromisso com saúde, educação e inclusão social
Leia Mais
Suzano ajuda a retirar mais de 9,1 mil pessoas da linha da pobreza em Mato Grosso do Sul
Municípios