Interior / Paranhos
Justiça mantém chapa única nas eleições de Paranhos após rejeitar recurso do PT
Com decisão do TRE-MS, atual prefeito interino Hélio Acosta segue como único candidato com registro válido
05/04/2025
06:45
DA REDAÇÃO
José Ricardo (PT), em foto disponibilizada no sistema eleitoral. (Foto: Reprodução/TRE)
A eleição suplementar em Paranhos, marcada para este domingo (6), terá apenas uma candidatura válida. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) rejeitou, nesta sexta-feira (4), o recurso apresentado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que tentava viabilizar a chapa encabeçada por Jorge Ricardo Laurício (PT).
A decisão foi tomada durante sessão ordinária do TRE-MS e manteve o indeferimento do registro da chapa da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), protocolada fora do prazo legal. De acordo com o tribunal, o registro deveria ter sido feito até as 19h do dia 10 de março, mas foi protocolado às 16h01 do dia 11.
“Por maioria de votos, e conforme parecer ministerial, este Tribunal Regional negou provimento ao recurso”, diz o acórdão, relatando que o indeferimento foi mantido com o voto favorável de quatro dos seis membros da corte.
Com a decisão, o vereador e atual prefeito interino Hélio Acosta (PSDB) segue como único candidato com registro válido. Já Jorge Laurício segue como candidato sub judice, o que significa que seu nome aparecerá nas urnas, mas os votos atribuídos à sua chapa serão considerados nulos até julgamento definitivo.
Laurício anunciou nas redes sociais que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o recurso seja aceito, os votos recebidos poderão ser validados e o resultado da eleição poderá ser reavaliado. Se for negado, os votos serão anulados de forma definitiva.
A eleição suplementar em Paranhos foi convocada após a cassação do mandato de Heliomar Klabunde (MDB), eleito em 2024 com 50,98% dos votos. Klabunde foi considerado inelegível até abril de 2025 por irregularidades nas contas de sua gestão anterior como prefeito. Com isso, o presidente da Câmara Municipal, Hélio Acosta, assumiu interinamente o comando do Executivo local.
Mais de 9 mil eleitores estão aptos a votar neste domingo em Paranhos. A Justiça Eleitoral recomenda a consulta prévia aos locais de votação por meio do aplicativo e-Título. Ao todo, 30 locais estarão disponíveis para o pleito suplementar no município, localizado a 462 quilômetros de Campo Grande.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Exército abre 440 vagas para curso de formação de oficiais com salário de até R$ 7,3 mil
Leia Mais
Candidatos à presidência da FFMS prometem abrir mão parcial de salário pago pela CBF
Leia Mais
'Drive da Vacinação' registra fila de até 40 minutos em Campo Grande
Leia Mais
Ana Maria Braga se casa com Fábio Arruda em cerimônia íntima em São Paulo
Municípios