Educação / Cidadania
Projeto da MS Florestal leva alfabetização a colaboradores do viveiro em Água Clara
Programa "Plantando Conhecimento" oferece aulas no ambiente de trabalho e promove inclusão educacional por meio da EJA
04/04/2025
11:30
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A MS Florestal, empresa sul-mato-grossense especializada em florestas plantadas, lançou em abril o projeto “Plantando Conhecimento”, voltado à alfabetização e conclusão do ensino fundamental e médio de seus colaboradores em Água Clara (MS). A iniciativa, que faz parte de uma política de inclusão educacional da companhia, ocorre dentro do viveiro de mudas da empresa, fora do expediente, com aulas presenciais ministradas duas vezes por semana.
🎓 Educação que transforma O projeto atende 37 colaboradores com aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é realizado em parceria com a plataforma Alicerce Educação, que une reforço educacional, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e planejamento de metas pessoais. O curso tem duração de quatro meses, com aulas de duas horas cada. Ao fim, os participantes poderão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Os alunos recebem kit escolar completo, camiseta e alimentação nos dias de aula, fortalecendo o vínculo e o comprometimento com a retomada dos estudos.
📢 Depoimentos que inspiram
🗣️ “O programa permite que cada aluno avance no seu próprio ritmo. É uma ação que abre portas para oportunidades dentro da empresa e promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa transformação”, afirmou Evelyn Quadros do Carmo, especialista de RH e uma das idealizadoras do projeto.
🗣️ “Eles têm muitas dificuldades, mas querem aprender. Isso faz toda a diferença”, comentou a professora Lane Dias, contratada pelo Alicerce Educação.

👩🏫 Histórias de superação e novos sonhos
Maria Santina, 49 anos, auxiliar de viveiro, voltou a estudar inspirada pelo filho que é professor. Quer concluir o ensino médio e iniciar faculdade de Pedagogia.
Ariadna Soares, 27 anos, parou de estudar aos 15 e agora quer se formar e construir uma nova vida ao lado da família. “Estudo é tudo, quero crescer”, afirma.
Geisse Casuza, 35 anos, deixou a escola no 3º ano e se arrepende: “Hoje sofro as consequências, mas quero uma vida melhor. Sonho em fazer um curso técnico de segurança”.
🌍 MS Florestal e o compromisso com o desenvolvimento social Com atuação no Grupo RGE, a MS Florestal tem como missão integrar produção sustentável, preservação ambiental e impacto social positivo nas comunidades onde está presente. A empresa participa de todas as etapas do ciclo florestal, desde o plantio de eucalipto até a manutenção das florestas.
📲 Mais informações: www.msflorestal.com
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios