Educação / Cidadania
Projeto da MS Florestal leva alfabetização a colaboradores do viveiro em Água Clara
Programa "Plantando Conhecimento" oferece aulas no ambiente de trabalho e promove inclusão educacional por meio da EJA
04/04/2025
11:30
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A MS Florestal, empresa sul-mato-grossense especializada em florestas plantadas, lançou em abril o projeto “Plantando Conhecimento”, voltado à alfabetização e conclusão do ensino fundamental e médio de seus colaboradores em Água Clara (MS). A iniciativa, que faz parte de uma política de inclusão educacional da companhia, ocorre dentro do viveiro de mudas da empresa, fora do expediente, com aulas presenciais ministradas duas vezes por semana.
🎓 Educação que transforma O projeto atende 37 colaboradores com aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é realizado em parceria com a plataforma Alicerce Educação, que une reforço educacional, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e planejamento de metas pessoais. O curso tem duração de quatro meses, com aulas de duas horas cada. Ao fim, os participantes poderão fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Os alunos recebem kit escolar completo, camiseta e alimentação nos dias de aula, fortalecendo o vínculo e o comprometimento com a retomada dos estudos.
📢 Depoimentos que inspiram
🗣️ “O programa permite que cada aluno avance no seu próprio ritmo. É uma ação que abre portas para oportunidades dentro da empresa e promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa transformação”, afirmou Evelyn Quadros do Carmo, especialista de RH e uma das idealizadoras do projeto.
🗣️ “Eles têm muitas dificuldades, mas querem aprender. Isso faz toda a diferença”, comentou a professora Lane Dias, contratada pelo Alicerce Educação.
👩🏫 Histórias de superação e novos sonhos
Maria Santina, 49 anos, auxiliar de viveiro, voltou a estudar inspirada pelo filho que é professor. Quer concluir o ensino médio e iniciar faculdade de Pedagogia.
Ariadna Soares, 27 anos, parou de estudar aos 15 e agora quer se formar e construir uma nova vida ao lado da família. “Estudo é tudo, quero crescer”, afirma.
Geisse Casuza, 35 anos, deixou a escola no 3º ano e se arrepende: “Hoje sofro as consequências, mas quero uma vida melhor. Sonho em fazer um curso técnico de segurança”.
🌍 MS Florestal e o compromisso com o desenvolvimento social Com atuação no Grupo RGE, a MS Florestal tem como missão integrar produção sustentável, preservação ambiental e impacto social positivo nas comunidades onde está presente. A empresa participa de todas as etapas do ciclo florestal, desde o plantio de eucalipto até a manutenção das florestas.
📲 Mais informações: www.msflorestal.com
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Coronel Sapucaia recebe R$ 11,6 milhões em investimentos com obras de pavimentação e reforma de escola estadual
Leia Mais
Governo de MS anuncia contorno viário e entrega obras em Amambai
Leia Mais
Músico acusado de agredir jornalista em Campo Grande é solto pela segunda vez com tornozeleira eletrônica
Leia Mais
Sete trabalhadores são resgatados em situação análoga à escravidão em fazenda de Porto Murtinho (MS)
Municípios