Política / Justiça
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli por porte ilegal de arma e constrangimento com arma de fogo
Ministro Dias Toffoli antecipou voto e reforçou placar de 6 a 0 a favor da condenação; defesa alega cerceamento
25/03/2025
07:45
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta segunda-feira (25) para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma de fogo. A parlamentar é acusada de perseguir um homem armado pelas ruas de São Paulo durante o período eleitoral de 2022, fato amplamente divulgado em vídeos à época.
Mesmo com o pedido de vista apresentado pelo ministro Nunes Marques, o julgamento virtual foi impactado pela antecipação de voto do ministro Dias Toffoli, que acompanhou o relator Gilmar Mendes. Para ambos, a conduta da deputada "não encontra respaldo no Estado Democrático de Direito".
6 votos a favor da condenação
Ministros que votaram: Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli
Cinco ministros ainda não votaram devido à suspensão temporária do julgamento com o pedido de vista
A pena prevista até o momento é de cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto, com os ministros também se posicionando pela perda do mandato parlamentar, uma vez que a condenação criminal impõe essa consequência direta.
Em nota enviada à Agência Brasil, o advogado de defesa, Daniel Bialski, alegou cerceamento de defesa, afirmando que o pedido de sustentação oral não foi analisado pelo relator. Segundo ele, a substituição da fala presencial por um vídeo enviado é insuficiente e não garante que os ministros tenham assistido ao conteúdo.
“Essa seria a melhor oportunidade de evidenciar que as premissas colocadas no voto proferido estão equivocadas. Esse direito do advogado não pode ser substituído por vídeo enviado — cuja certeza de visualização pelos julgadores inexiste”, afirmou Bialski.
Apesar disso, a defesa informa que memoriais foram enviados e despachados com os ministros na tentativa de reverter o quadro e aprofundar a análise dos autos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nelsinho Trad garante mais de R$ 5 milhões em dois dias para obras de asfalto em MS
Leia Mais
Deputado Rinaldo visita entidades de Campo Grande e acompanha aplicação de R$ 150 mil em emendas
Leia Mais
Zeca do PT pede investigação urgente contra despejo irregular de resíduos da Usina Raízen em Rio Brilhante
Leia Mais
Semana Nacional do Trânsito 2025 reduz em 43% as mortes na BR-163/MS
Municípios