Cidadania
Defensoria Pública assume vice-presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em MS
Zeliana Sabala, do Nudem, representa a Defensoria e integra a mesa diretora do conselho no triênio 2025-2028
24/03/2025
13:45
DPMS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul passa a ocupar a vice-presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para o triênio 2025-2028. A titular da nova função é a defensora pública Zeliana Luzia Delarissa Sabala, coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem). Ela também é a representante oficial da Defensoria Pública no colegiado.
A defensora Christiane Maria dos Santos Pereira Jucá Interlando, da 2ª Instância Criminal, assume como suplente pela instituição no mesmo conselho.
“Assumir a mesa diretora, além de ser uma honra e uma alegria, representa o compromisso de construir políticas públicas alinhadas às demandas sociais”, destacou Sabala ao ser eleita vice-presidenta.
Na presidência do conselho estadual está Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas, da ONG Marcha Mundial das Mulheres em Mato Grosso do Sul. A cerimônia de posse da nova gestão foi prestigiada por autoridades como o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), a secretária de Estado da Cidadania Viviane Luiza da Silva, e a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.
Criado há 38 anos, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MS é um órgão colegiado paritário, composto por 22 representantes do governo e da sociedade civil organizada. Ele é responsável por:
Propor e fiscalizar políticas públicas para as mulheres
Assegurar o exercício pleno dos direitos
Estimular a participação política, econômica, social e cultural das mulheres
Promover a realização de conferências municipais, regionais e estadual que antecedem a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
“Juntas, podemos colaborar para a construção de um mundo melhor, com dignidade, liberdade e sem violência a todas as mulheres”, declarou Sabala, agradecendo a confiança das conselheiras.
A nova gestão tem como meta intensificar a articulação entre instituições públicas e movimentos sociais, fortalecendo ações de enfrentamento à violência de gênero e de valorização da mulher em Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 31 milhões nesta quinta-feira (10); veja como apostar
Leia Mais
Tarifas dos EUA impulsionam exportação de soja do Brasil para a China, mas gargalos logísticos limitam ganhos
Leia Mais
Homem tenta esfaquear a filha e é agredido a pauladas pelo genro em Bataguassu
Leia Mais
PF faz operação contra prefeito de Sorocaba por desvio de recursos da saúde
Municípios