Cidadania
Defensoria Pública assume vice-presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em MS
Zeliana Sabala, do Nudem, representa a Defensoria e integra a mesa diretora do conselho no triênio 2025-2028
24/03/2025
13:45
DPMS
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul passa a ocupar a vice-presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para o triênio 2025-2028. A titular da nova função é a defensora pública Zeliana Luzia Delarissa Sabala, coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem). Ela também é a representante oficial da Defensoria Pública no colegiado.
A defensora Christiane Maria dos Santos Pereira Jucá Interlando, da 2ª Instância Criminal, assume como suplente pela instituição no mesmo conselho.
“Assumir a mesa diretora, além de ser uma honra e uma alegria, representa o compromisso de construir políticas públicas alinhadas às demandas sociais”, destacou Sabala ao ser eleita vice-presidenta.
Na presidência do conselho estadual está Jamille Augusta Weiss Penteado de Freitas, da ONG Marcha Mundial das Mulheres em Mato Grosso do Sul. A cerimônia de posse da nova gestão foi prestigiada por autoridades como o vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), a secretária de Estado da Cidadania Viviane Luiza da Silva, e a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.
Criado há 38 anos, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MS é um órgão colegiado paritário, composto por 22 representantes do governo e da sociedade civil organizada. Ele é responsável por:
Propor e fiscalizar políticas públicas para as mulheres
Assegurar o exercício pleno dos direitos
Estimular a participação política, econômica, social e cultural das mulheres
Promover a realização de conferências municipais, regionais e estadual que antecedem a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
“Juntas, podemos colaborar para a construção de um mundo melhor, com dignidade, liberdade e sem violência a todas as mulheres”, declarou Sabala, agradecendo a confiança das conselheiras.
A nova gestão tem como meta intensificar a articulação entre instituições públicas e movimentos sociais, fortalecendo ações de enfrentamento à violência de gênero e de valorização da mulher em Mato Grosso do Sul.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Idas de Bolsonaro ao hospital após prisão não geram grandes manifestações de apoiadores
Leia Mais
Vaticano teria tentado mediar asilo de Nicolás Maduro na Rússia antes da operação dos EUA
Leia Mais
Presidente da Câmara não convoca sessão para barrar reajuste do IPTU e tensão aumenta em Campo Grande
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande prorroga vencimento da primeira parcela do IPTU 2026
Municípios