HOMENAGEM
Deputado Hashioka homenageia ceramista Mauro Mitsuo Yanaze no Dia do Artesão com Medalha Conceição dos Bugres
Artista campo-grandense é reconhecido por sua contribuição cultural e valorização da comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul
21/03/2025
08:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Em comemoração ao Dia do Artesão, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou na noite de quinta-feira (20) uma sessão solene especial para entrega da tradicional Medalha Conceição dos Bugres, honraria que reconhece o talento e a dedicação de profissionais do artesanato no Estado. Ao todo, 27 artesãos e entidades foram homenageados na cerimônia.
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) foi representado pelo seu chefe de gabinete, Lusival Santos, que entregou a medalha ao ceramista campo-grandense Mauro Mitsuo Yanaze, conhecido como Maurinho. O artista foi homenageado por sua trajetória de mais de duas décadas no artesanato e sua contribuição à preservação da cultura japonesa em Mato Grosso do Sul.
Maurinho Yanaze é formado em Direito pela Universidade Mackenzie e em Desenho Publicitário pela Escola Panamericana de Arte e Design, mas foi como ceramista autodidata que encontrou sua verdadeira vocação artística. São 26 anos de atuação no artesanato, com peças que se destacam pelas técnicas de construção, molde, pigmentação, queima da cerâmica e acabamento em vidro — características marcantes de sua arte.
Além de ceramista, Maurinho também foi professor de artes no SESC Cultura, contribuindo com a formação de novos talentos e difundindo a arte regional.
“A Medalha Conceição dos Bugres é um símbolo de reconhecimento àqueles que transformam matéria-prima em expressão cultural. A homenagem ao Maurinho representa o respeito e a valorização da comunidade japonesa e da arte sul-mato-grossense”, destacou Roberto Hashioka, por meio de nota.
Criada por meio da Resolução 04/2013, a Medalha é concedida anualmente a pessoas e entidades que se destacam na produção artesanal em Mato Grosso do Sul. O reconhecimento faz parte das comemorações oficiais do Estado, que também celebra o Dia Estadual do Artesão (19 de março) e a Semana Estadual do Artesanato (19 a 26 de março).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado aprova prorrogação do prazo para regularização de 32 mil imóveis na fronteira de MS até 2030
Leia Mais
Após mais de uma década de reivindicações, Dourados terá sua própria Ceasa
Leia Mais
Estudantes de Direito organizam abaixo-assinado por oficialização da UEMS em Bataguassu e criação da 3ª turma do curso
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública digital para planejar próximos anos da instituição
Municípios