ELDORADO
Prefeita de Eldorado recorrerá de decisão que rejeitou contas de campanha
Fabiana Lorenci, eleita para o cargo, busca reverter cassação e devolver credibilidade à gestão
03/02/2025
18:00
CGN
DA REDAÇÃO
Fabiana Lorenci (PP) assinando o ato de posse no dia 1º de janeiro de 2025 (Foto: Instagram)
A prefeita eleita de Eldorado, Fabiana Maria Lorenci (PP), anunciou que recorrerá da decisão emitida pelo Ministério Público Eleitoral e pela juíza Raíssa Silva Araújo, da 25ª Zona Eleitoral, que rejeitou as contas da campanha eleitoral de 2024. Eldorado fica a 442 km da capital, e a decisão, que afetou a posse da chefe do Executivo há pouco mais de um mês, também determinou a devolução de R$ 92.765,00 ao Tesouro Nacional, alegando aplicação irregular de recursos do fundo de financiamento de campanha.
Orientada por seus advogados, a prefeita informou que não comentará detalhes do caso, mas garantiu que recorrerá de todas as decisões dentro do prazo legal. O promotor eleitoral da 25ª Zona, Fábio Adalberto Cardoso de Morais, chegou a solicitar a cassação do diploma de Fabiana e de sua vice, Simoni Palonis (PP), com base na reprovação das contas apresentadas pela chapa, decisão esta respaldada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A juíza Raíssa Silva Araújo fundamentou a decisão ressaltando que as formalidades exigidas pela legislação para a prestação de contas têm o propósito de assegurar lisura, transparência e publicidade na utilização dos recursos destinados às campanhas eleitorais.
Entre as irregularidades apontadas na sentença, destacam-se:
Com o recurso, Fabiana Lorenci busca reverter a decisão que, segundo seus defensores, compromete a regularidade dos processos eleitorais e afeta a credibilidade da gestão em curso. O caso segue em tramitação e deve ser analisado pelas instâncias superiores, o que pode determinar o futuro político da prefeita eleita em Eldorado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Líder do PL acusa Moraes de abuso de poder após anulação de votação sobre Zambelli
Leia Mais
Menos candidatos não garante melhor qualificação
Leia Mais
PF indica deputado Gustavo Gayer por suposto desvio de cota parlamentar e falsificação de documentos
Leia Mais
Câmara aprova regras que beneficiam Marcola, Beira-Mar e André do Rap ao afrouxar regime de progressão de pena
Municípios