ELDORADO
Prefeita de Eldorado recorrerá de decisão que rejeitou contas de campanha
Fabiana Lorenci, eleita para o cargo, busca reverter cassação e devolver credibilidade à gestão
03/02/2025
18:00
CGN
DA REDAÇÃO
Fabiana Lorenci (PP) assinando o ato de posse no dia 1º de janeiro de 2025 (Foto: Instagram)
A prefeita eleita de Eldorado, Fabiana Maria Lorenci (PP), anunciou que recorrerá da decisão emitida pelo Ministério Público Eleitoral e pela juíza Raíssa Silva Araújo, da 25ª Zona Eleitoral, que rejeitou as contas da campanha eleitoral de 2024. Eldorado fica a 442 km da capital, e a decisão, que afetou a posse da chefe do Executivo há pouco mais de um mês, também determinou a devolução de R$ 92.765,00 ao Tesouro Nacional, alegando aplicação irregular de recursos do fundo de financiamento de campanha.
Orientada por seus advogados, a prefeita informou que não comentará detalhes do caso, mas garantiu que recorrerá de todas as decisões dentro do prazo legal. O promotor eleitoral da 25ª Zona, Fábio Adalberto Cardoso de Morais, chegou a solicitar a cassação do diploma de Fabiana e de sua vice, Simoni Palonis (PP), com base na reprovação das contas apresentadas pela chapa, decisão esta respaldada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A juíza Raíssa Silva Araújo fundamentou a decisão ressaltando que as formalidades exigidas pela legislação para a prestação de contas têm o propósito de assegurar lisura, transparência e publicidade na utilização dos recursos destinados às campanhas eleitorais.
Entre as irregularidades apontadas na sentença, destacam-se:
Com o recurso, Fabiana Lorenci busca reverter a decisão que, segundo seus defensores, compromete a regularidade dos processos eleitorais e afeta a credibilidade da gestão em curso. O caso segue em tramitação e deve ser analisado pelas instâncias superiores, o que pode determinar o futuro político da prefeita eleita em Eldorado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Morre Francisco Cuoco, ícone da teledramaturgia brasileira, aos 91 anos
Leia Mais
Trump define prazo de duas semanas para decidir se ataca o Irã
Leia Mais
Colômbia oficializa adesão ao Banco dos Brics e amplia acesso a financiamento internacional
Leia Mais
STF mantém prisão de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro, por descumprir medidas cautelares
Municípios