Campo Grande (MS), Domingo, 02 de Fevereiro de 2025

ARAL MOREIRA

Aral Moreira em Crise: Prefeita Elaine Soligo lança Plano Emergencial para reerguer a administração

Nova prefeita enfrenta desafios financeiros e de infraestrutura, com apoio do governo estadual para retomar os serviços essenciais

02/02/2025

08:15

OE

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

Ao assumir a prefeitura de Aral Moreira em 1º de janeiro, a dentista e recém-eleita prefeita Elaine Aparecida Soligo (MDB) deparou-se com uma situação crítica. "Folha de dezembro a ser paga, obrigações trabalhistas e previdenciárias em atraso, além de fornecedores sem receber", relatou, descrevendo o cenário de descaso e sucateamento em setores fundamentais, como Saúde e Educação.

Em seu primeiro pronunciamento, Elaine Soligo enfatizou que sua gestão está focada em restabelecer, com urgência, o funcionamento mínimo dos serviços públicos. "Estamos contando com o apoio do governador Eduardo Riedel para reverter esse caos administrativo. Nosso primeiro passo foi priorizar a Saúde, onde faltavam medicamentos e o hospital apresentava diversas falhas operacionais, desde laboratórios até equipamentos essenciais", afirmou a prefeita.

Entre as medidas já implementadas, destacam-se a retomada do serviço de coleta de lixo, a reativação do abrigo para os membros do Conselho Tutelar e a retomada do repasse da cesta básica. Quanto à folha de pagamento, Elaine Soligo anunciou um escalonamento dos salários referentes a dezembro, que deverá ser quitada em parcelas nos meses de fevereiro, março e abril. As negociações com fornecedores também estão em andamento.

Além disso, a prefeita destacou a importância das audiências realizadas com o Governo do Estado e com os deputados da bancada federal, acreditando que tais reuniões acelerarão a liberação de recursos essenciais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Um dos pontos que precisamos solucionar é a liberação do FPM, que está sendo impactada pelo não cumprimento de obrigações trabalhistas, resultando em retenções no INSS e FGTS", explicou.

A eleição de Elaine Soligo foi marcada por uma surpreendente virada de mesa, na qual ela conquistou 54% dos votos, derrotando um candidato tradicionalmente apoiado pelo ex-prefeito e pelo Governo do Estado. Historicamente, as disputas em Aral Moreira são bastante acirradas, chegando, em alguns casos, a uma diferença de apenas um voto entre os dois primeiros colocados.

Agora, com o apoio das instâncias estaduais e federais, Elaine Soligo se prepara para enfrentar os desafios de reerguer a administração municipal, buscando não apenas a recuperação financeira, mas também a melhoria imediata dos serviços públicos e a restauração da confiança dos munícipes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: