ARAL MOREIRA
Aral Moreira em Crise: Prefeita Elaine Soligo lança Plano Emergencial para reerguer a administração
Nova prefeita enfrenta desafios financeiros e de infraestrutura, com apoio do governo estadual para retomar os serviços essenciais
02/02/2025
08:15
OE
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Ao assumir a prefeitura de Aral Moreira em 1º de janeiro, a dentista e recém-eleita prefeita Elaine Aparecida Soligo (MDB) deparou-se com uma situação crítica. "Folha de dezembro a ser paga, obrigações trabalhistas e previdenciárias em atraso, além de fornecedores sem receber", relatou, descrevendo o cenário de descaso e sucateamento em setores fundamentais, como Saúde e Educação.
Em seu primeiro pronunciamento, Elaine Soligo enfatizou que sua gestão está focada em restabelecer, com urgência, o funcionamento mínimo dos serviços públicos. "Estamos contando com o apoio do governador Eduardo Riedel para reverter esse caos administrativo. Nosso primeiro passo foi priorizar a Saúde, onde faltavam medicamentos e o hospital apresentava diversas falhas operacionais, desde laboratórios até equipamentos essenciais", afirmou a prefeita.
Entre as medidas já implementadas, destacam-se a retomada do serviço de coleta de lixo, a reativação do abrigo para os membros do Conselho Tutelar e a retomada do repasse da cesta básica. Quanto à folha de pagamento, Elaine Soligo anunciou um escalonamento dos salários referentes a dezembro, que deverá ser quitada em parcelas nos meses de fevereiro, março e abril. As negociações com fornecedores também estão em andamento.
Além disso, a prefeita destacou a importância das audiências realizadas com o Governo do Estado e com os deputados da bancada federal, acreditando que tais reuniões acelerarão a liberação de recursos essenciais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Um dos pontos que precisamos solucionar é a liberação do FPM, que está sendo impactada pelo não cumprimento de obrigações trabalhistas, resultando em retenções no INSS e FGTS", explicou.
A eleição de Elaine Soligo foi marcada por uma surpreendente virada de mesa, na qual ela conquistou 54% dos votos, derrotando um candidato tradicionalmente apoiado pelo ex-prefeito e pelo Governo do Estado. Historicamente, as disputas em Aral Moreira são bastante acirradas, chegando, em alguns casos, a uma diferença de apenas um voto entre os dois primeiros colocados.
Agora, com o apoio das instâncias estaduais e federais, Elaine Soligo se prepara para enfrentar os desafios de reerguer a administração municipal, buscando não apenas a recuperação financeira, mas também a melhoria imediata dos serviços públicos e a restauração da confiança dos munícipes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula exonera indicados do Centrão após derrota no Congresso, mas preserva afilhados de Arthur Lira
Leia Mais
Trump elogia Meloni durante cúpula no Egito: “Você não vai se ofender se eu disser que você é linda, vai?”
Leia Mais
TRE-MS prorroga inscrições para estágio de ensino médio com 58 vagas em todo o Estado
Leia Mais
Renúncia fiscal de Mato Grosso do Sul com ICMS deve ultrapassar R$ 38 bilhões até 2028
Municípios