MORADIA
Ministério das Cidades habilita cinco municípios de MS para construir 300 moradias
Água Clara, Campo Grande, Dourados, Inocência e Ribas do Rio Pardo organizam propostas para o programa Minha Casa, Minha Vida
20/01/2025
17:15
MDX
DA REDAÇÃO
Casas do Programa em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/Imagem ilustrativa)
O Ministério das Cidades anunciou nesta segunda-feira (20) que cinco municípios de Mato Grosso do Sul foram habilitados a participar do programa Minha Casa, Minha Vida para a construção de até 300 novas moradias. As cidades de Água Clara, Campo Grande, Dourados, Inocência e Ribas do Rio Pardo figuram na lista de selecionadas pelo Governo Federal, conforme portaria número 47.
Segundo publicação do Diário da União, poderão ser construídas 100 moradias em Dourados e 50 unidades em cada um dos demais municípios. As construções são viabilizadas com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e destinam-se a famílias de baixa renda em situação de vulnerabilidade.
Com a publicação da portaria, os municípios agora devem se organizar para apresentar propostas de novos empreendimentos. Aqueles que não enviarem todos os documentos necessários até 31 de março terão a participação no programa cancelada.
Em conjunto com a prefeitura de cada cidade, a empresa interessada em executar a obra deve apresentar ao agente financeiro a documentação que comprove a viabilidade do projeto nas seguintes áreas:
Viabilidade Técnica:
A empresa deve apresentar projetos de engenharia que demonstrem que o empreendimento pode ser construído dentro dos padrões exigidos e com segurança.
Viabilidade Orçamentária e Financeira:
Garantir que o empreendimento tenha recursos suficientes para ser executado, considerando todos os custos de construção e operação.
Viabilidade Jurídica:
Comprovar que o empreendimento está legalmente autorizado, que a propriedade está regularizada e que o projeto atende às leis urbanísticas.
Após a verificação da viabilidade, o agente financeiro submeterá a proposta ao Gestor do FAR, que analisará se o projeto está apto a ser financiado dentro das metas previstas para o município. Se aprovado, a Portaria de Aptidão à Contratação será publicada até 19 de dezembro de 2025, iniciando a contratação definitiva do empreendimento.
Essas ações buscam promover o acesso à moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade, impulsionando o desenvolvimento habitacional nas cidades beneficiadas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Arraiá do CRAS II anima Nova Porto XV com música, comidas típicas e integração comunitária
Leia Mais
Campo Grande realiza plantão de vacinação contra a gripe em dois pontos neste sábado
Leia Mais
Mega-Sena terá prêmio maior para quem acertar os seis números com nova regra de distribuição
Leia Mais
Lula reafirma abertura ao diálogo com EUA, mas adota cautela após tarifaço de Trump
Municípios